manter

Quantos cuidados!

março 18, 2015

Conheça esse plano de 30 dias que a Ashlina Kaposta escreveu para o seu site The Decorista. A tradução é livre. Se você quiser ler em inglês, esse é o link original. Boa leitura e aproveite as dicas!

***

Criei um pequeno plano de 30 dias que irá ajudá-la (o) a libertar seu (sua) deus (a) doméstico (a) e te deixar com aquela sensação de felicidade por estar em uma casa bem cuidada!

PRIMEIRO DIA: Seu armário precisa ser arrumado? Está com medo de abrir sua geladeira? Seu quarto de hóspedes virou depósito? Todos temos um canto precisando de mais cuidado, a hora é agora! Faça uma lista das cinco áreas de sua casa que precisam de ajuda imediata.

SEGUNDO DIA: Torne-se um triturador de papel implacável. Emails, revistas, arquivos e contas velhas… Limpe a sua casa de tudo o que for desnecessário. Reserve uma bandeja ou pasta onde ficarão ordenados os documentos importantes (os que sobreviveram). Livre-se do resto!

TERCEIRO DIA: Aromaterapia. Associamos quase tudo pelo cheiro, por isso o olfato é a prioridade da minha casa. Quando me levanto, acendo uma vela. Hoje, estou sugerindo que você faça o mesmo. Escolha o seu lugar favorito e acenda a sua vela ou fragrância. Se você não gosta de velas, coloque outro tipo de cheirinho. Quando chegar em casa, repita o processo e delicie-se!

QUARTO DIA: Organize seu banheiro. Sempre gosto de começar por ele. Sua higiene diz muito sobre você! Tem produtos com validade vencida, velhos ou quase vazios? E a sua bucha, como está, muito gasta? Lixo neles! Troque também toalhas e tapetinhos. Ah, que delícia um banheiro limpo! Agora é só manter!

QUINTO DIA: Windex!! Este item é bastante autoexplicativo, eu amo Windex! Provavelmente por causa do pai de “Casamento Grego“, eu acho que Windex resolve tudo. Limpe qualquer superfície com ele: espelhos, janelas, molduras, objetos de decoração etc.

SEXTO DIA: Organize seus livros. Se você é um leitor ávido, provavelmente eles estão espalhados por todos os lugares. Vamos limpá-los e encontrar um lugar para todos! Algumas pessoas gostam de empilhá-los sob cadeiras ou usar uma pilha como mesa lateral. Encontre a sua solução!

SÉTIMO DIA: Cuide de seu sofá. Cheque as almofadas, olhe o tecido, limpe-o profundamente! Livre-se dos pedaços de biscoito, pipoca, essas coisas. Passe o aspirador de pó. Depois desfrute de seu móvel “novo”!

Nota do Apezinho: Temos um post especial para quem não tem sofá, dá uma lida!

OITAVO DIA: Lembra da lista do primeiro dia? Então está na hora de atacar uma das escolhas. Arrumar as roupas, organizar o armário, separar papéis, coragem!

NONO DIA: Organize sua geladeira. Livre-se do que é velho ou fora da validade. Verifique o congelador. Organize as bebidas. Não se esqueça das gavetas e das superfícies de dentro e de fora.

Nota do Apezinho: Dicas de limpeza para forno e geladeira, não perca!

36815b1878009337d677ead81d2446c2

DÉCIMO DIA: Invista no verde! A adição de plantas e flores traz vida pro nosso apezinho. Se você não tiver um “dedo verde”, a solução pode ser bambu ou suculentas, eles vivem para sempre. Se a sua escolhida morrer, não tem problema, tente outras! A chave aqui é dar um presente para a sua casa e deixar seus cantinhos mais especiais.

Nota do Apezinho: Sabe o que a gente ama? Samambaia!

DÉCIMO-PRIMEIRO DIA: Arrume a sua cama. E crie o hábito de fazê-la todas as manhãs. Funciona! Se puder, compre peças novas. Brinque como se ela fosse de hotel com tudo esticadinho, travesseiros gordos e um edredon bonito e bem dobrado.

DÉCIMO-SEGUNDO DIA: Ataque suas gavetas e livre-se do que não é necessário.

DÉCIMO-TERCEIRO DIA: Limpe os ventiladores de teto. Ou o ar condicionado. Certifique-se de que o ar que você está respirando é limpo e fresco. Seus pulmões e sono agradecem!

DÉCIMO-QUARTO DIA: Dia dos sapatos. Algumas pessoas gostam de mantê-los perto da porta para manter os tapetes limpos, outras os colocam alinhados no armário. Exiba-os elegantemente. Trate-os como livros e organize-os de acordo com o tamanho, cor ou caixas.

DÉCIMO-QUINTO DIA: Inspire-se no Instagram. Em seguida, recrie esse olhar em um ambiente da sua casa, uma prateleira, por exemplo. Coloque flores, velas, bijuterias, tudo para deixá-la diferente. Ela não tem que ser perfeita, o que importa aqui é o seu estilo!

DÉCIMO-SEXTO DIA: Faça a sua refeição. Compre um vinho, desligue tudo, acenda velas, coloque uma boa música e desfrute! Eu tento fazer isso para mim ou para minha família e amigos pelo menos uma vez por semana. É terapêutico e me faz muito bem. Aproveite o momento!

DÉCIMO-SÉTIMO DIA: Ataque a lista criada no primeiro dia.

DÉCIMO-OITAVO DIA: Expresse-se. Adicione palavras encorajadoras em sua casa. Pode ser artesanato, um poster que você baixou de um blog legal ou escrever uma mensagem para si mesma no espelho do banheiro. Independente do que for, coloque seu coração e alma no que fizer. Mostre suas palavras!

DÉCIMO-NONO DIA: Organize seu escritório em casa ou espaço de trabalho. Onde você paga contas, escreve cartas e verifica emails. A organização dessa área ajudará a sua saúde financeira. Certifique-se de que todas as contas estão pagas e o local é claro e fácil de encontrar coisas. Eu prometo que você vai se sentir muito melhor!

c505a769f7b274d1ac9544388eac68a5

VIGÉSIMO DIA: Você tem “mesinha de café”? Pois ela é um espaço perfeito para mostrar suas coisas favoritas! Clique aqui para se inspirar e transforme esse cantinho no ponto alto da sua casa.

VIGÉSIMO-PRIMEIRO DIA:  Panos e mantas são sempre bem-vindos. É uma das primeiras coisas que eu gosto de dizer para meus clientes. Tecidos aquecem o ambiente. Vista suas janelas. Ache um lugar legal na parede e coloque um painel como se fosse um quadro. Depois coloque algumas almofadas, um cobertorzinho, tapete e pronto, que delícia!

VIGÉSIMO-SEGUNDO DIA: Crie e enfeite um divertido carrinho de bar e/ ou café. Misture garrafas, pratos vintage, velas, doces favoritos e guardanapos coloridos. Eu gosto de manter uma coleção de caixas de fósforos de todos os meus restaurantes favoritos. O bar é uma declaração de amor para os seus convidados!

VIGÉSIMO-TERCEIRO DIA: Ataque a lista criada no primeiro dia.

VIGÉSIMO-QUARTO DIA: Pendure suas “artes“! Escolha um lugar e siga em frente. Ele não tem que ser perfeito, tem que seguir o seu instinto.Ficou na dúvida, peça uma segunda opinião, mas não desanime. Seu canto vai ficar ainda mais bonito.

VIGÉSIMO-QUINTA DIA: Convide seus amigos para verem a mudança do apezinho! Seu esforço precisa ser comemorado. Mostre tudinho, eles vão ficar impressionados com a sua vida livre da desordem. Por que não um novo open house? Oba!

VIGÉSIMO-SEXTO DIA: Um pouco de ar fresco. Abra todas as janelas, se o tempo permitir, e acenda suas velas. Deixe a nova energia entrar. Eu costumo fazer isso nas manhãs de domingo e tocar a minha música favorita. É uma espécie de “restart” como fazemos com nosso computador e celular. Renove tudo!

VIGÉSIMO-SÉTIMO DIA: Crie um espaço só seu. Medite nele. Foi a minha resolução de 2015 e ela mudou minha vida. Coloquei minha cadeira mais confortável no canto, uma mesa lateral com uma lâmpada e uma vela. Sento-me nela de manhã ou à noite, com o meu chá. É o meu momento de solidão para refletir sobre o dia. Estou tão apaixonada pelo meu espaço que comprei 2 almofadas bonitas para me acompanharem. Autocuidado e amor próprio: duas palavras cruciais para a felicidade e bem-aventurança de nossa casa!

VIGÉSIMO-OITAVO DIA: Organize sua garagem ou quartinho de bagunça. Eu entendo que isso pode levar mais tempo do que um dia, mas comece! Jogue coisas fora. Não tenha medo de abrir mão do que você não precisa. Coisas novas vêm sempre. É o círculo da vida doméstica.

VIGÉSIMO-NOVO DIA: Saia e compre um presente pra sua casa. Você tem trabalhado tanto! Escolha um cômodo e busque um mimo pra ele. Um “upgrade”, uma dose extra de amor! <3

TRIGÉSIMO DIA: Seja grato e planeje seu próximo desafio. Gratidão = felicidade. Agora que você já conquistou este desafio, note como é super fácil quando dividimos o que temos que fazer em etapas. Planejamento é tudo, sempre!

Boa sorte!

Beijos da Ashlina

Nota do Apezinho: Curtiu? Então leia também: Seu Primeiro Apartamento – Guia Completo e Life Hacks – truques pra melhorar a sua vida.

Você também pode gostar de

5 Comentários

  • Responda Anna C. março 19, 2015 at 9:01 pm

    Parabéns adorei as dicas!

  • Responda Lilian Gadelha janeiro 18, 2017 at 9:00 pm

    Adorei!!

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira fevereiro 1, 2017 at 10:37 am

      Bom, né, Lilian! Volte sempre. Beijos das Pereiras.

  • Responda Naiara Correiq janeiro 19, 2017 at 10:01 am

    Delicia de dicas! Grata pelo carinho

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira fevereiro 1, 2017 at 10:37 am

      Beijos, Naiara! <3

    Deixe uma resposta