manter

Limão limpa tudo!

janeiro 7, 2014

Limão é o máximo! Serve para temperar, para refrescar, para perfumar, para alegrar… E para limpar – graças às suas propriedades antisséptica e antibactericida!

O limão assim como o vinagre e o bicarbonato são usados há muito tempo na limpeza mas caíram parcialmente em desuso. Vamos resgatá-los para começar o ano com a casa limpinha e cheirosa!

As vantagens são diversas: não contaminam o ambiente nem quem está limpando, não provocam alergia, deixam as nossas mãos macias (não gosto de usar luvas!), são mais fáceis de usar e muuuuito mais barato que os produtos de limpeza que encontramos por aí.

Usos na roupa

Remover manchas – Aplicar sumo de limão em água quente nas manchas de gordura para ajudar a dissolvê-las.

Clarear roupa – Adicionar ¼ a ½ copo de sumo de limão ao sabão na hora de lavar a roupa. Se der para deixar de molho por uns 30 minutos, melhor ainda.

limão_limpa_tudo

Usos na cozinha

O limão desengordura e dá brilho ao inox e ao vidro, além de deixar um cheiro agradável na cozinha. Pode ser usado na limpeza da bancada de inox (mármore não), nos vidros, torneiras, fogão, microondas, etc.

Banho-Maria – Se for preparar uma receita em banho-maria, um pedaço de limão na água, evita que a panela escureça.

Para limpar a panela, assadeira – ferver ou despejar água (quente) com pedaços de limão. Deixar esfriar e lavar normalmente com detergente.

Se a sujeira for mais resistente, acrescentar um pouco de bicarbonato de sódio na água do molho.

Ao esfregar, pode-se usar a casca do próprio limão para remover o que estiver grudado, mostra-se mais eficaz que usar a esponja.

Para limpar tábuas de carne (plástico, vidro) e vasilhas de plástico – esfregar o limão diretamente sobre a superfície e deixar de molho por cerca de 30 minutos.

Usos na limpeza da casa em geral

Para limpar os vidros das janelas, espelhos e louças do banheiro – o sumo do limão pode substituir o vinagre na mistura com água ou ser acrescentado a mistura, da seguinte forma:

¼  copo de vinagre branco de álcool

¼ copo de sumo de limão

8 copos de água

Para lustrar os móveis de madeira (madeira de verdade!) – O limão junto com azeite produz um excelente lustra-móveis que pode ser usado em madeira e nas torneiras após a limpeza (para mantê-las protegidas da ação do sabão por mais tempo).

Faço a mistura no dia ou na véspera do seu uso, em quantidades pequenas, a proporção é 2:1. Assim, coloco 4 colheres de sopa de azeite e 2 colheres de sopa de sumo de limão em um vidro, misturo bem e depois passo com um pano macio nos móveis.

limão_limpa_tudo1Usos no banheiro

Para ajudar a limpar e dar brilho aos metais – passar o limão diretamente nos metais (torneira, sifão, chuveiro, misturador, registro), deixar pelo menos 30 minutos de molho e depois lavar normalmente. Outra alternativa, é misturar o sumo do limão com bicarbonato de sódio fazendo uma pasta e aplicar nos metais, deixando de “molho” e depois retirando com um pano macio.

Pode ser acrescentado ao vinagre e à água para limpeza da pia, vaso e chão.

Também pode ser associado ao bicarbonato de sódio  como vimos aqui.

Para deixar o ambiente mais cheiroso – despejar sumo de limão nos ralos do banheiro e no vaso sanitário. Atenção: Fique longe do sol ao manusear o limão para não queimar a pele.

fitinhaNotas do Apezinho:

Ficou animado? Então liga a nossa radinho! Ela tem uma fitinha pra faxinar criada pela Cíntia!

 

 

 

 

fitinha2Vamos chacoalhar o corpo! Achamos essa outra fitinha aqui! Agora vai!

 

 

 

 

 

Você também pode gostar de

2 Comentários

  • RespondaMarinafevereiro 11, 2014 at 2:55 pm

    Olá! Posso usar o limão para limpar dentro da geladeira?

  • RespondaKATIANEmarço 18, 2014 at 12:19 pm

    POSSO PASSAR LIMÃO NA CERAMICA

  • Deixe uma resposta