manter

Cinco minutos

setembro 16, 2013

Sei que a maioria dos nossos leitores não vai se identificar com esse post. Ou vai? Pois é, arrumação é uma coisa muito pessoal. Pra uns é fundamental, pra outros a última da lista.

Cresci com uma mãe “obsessiva” por arrumação e organização. Desde pequena, fui instruída a não deixar nenhum pertence na sala. Sabe quando você chega em casa cansada e só quer se esparramar no sofá? Você acaba deixando um “caminho do João e Maria”, como ela diz. Os sapatos ficam pela chão, a bolsa em algum outro canto… aí você os esquece e vai na cozinha pegar algo pra comer. Nisso, a sua mãe vem e grita: “Filha! Guarda as suas coisas” e você pensa: “Ah, daqui a pouco… um pouco de bagunça não faz mal a ninguém!”. Aí que mora o grande perigo: será que não faz?

shutterstock_120317206As pessoas muito organizadas têm problema com todos, repito, TODOS os pequenos indícios de bagunça. Porque elas sabem que eles são sinal forte de grande confusão! Exemplos simples (além do sapato e da bolsa): tapetes desarrumados (meu pai é rei de ir ao banheiro e bagunçar o tapete), toalha usada jogada em qualquer canto, louça suja… e tem o capítulo chão. Já reparou que toda bagunça vai pro chão?  Toalha, farelo de comida, cinza de cigarro, roupa usada, lenço de papel…

Enfim, gosto muito daquela frase “minha bagunça é organizada”. E acredito que se for sua, só no seu quarto, tudo ok! A minha mãe não implica com essa (se controla, na verdade)! Mas se a sua bagunça for extensiva à sala, cozinha e ambientes de convivência geral, não é ok!

Quem gosta de sentar em um bolo de roupas? De comer em uma mesa cheia de restos? Até os bagunceiros, bem lá no fundo, adoram um ambiente organizado e limpinho. Mesmo que sempre dependa de um terceiro para limpar, né? A mãe, por exemplo!

shutterstock_66831382Aos bagunceiros de plantão, fiz uma lista com 10 cuidados básicos que devemos ter com seu apezinho. E vale a máxima de Lenine, faça, reaja, não se acomode! Nossa bagunça diz muito sobre nós!

1. Bom dia! Espreguiça, respira fundo e faz a cama;

2. Vai pro banho? Aproveita e lava as peças menores de roupa. Assim você já sai do box com elas torcidas, prontas pra serem penduradas no varal;

3. Ao escovar os dentes, pentear o cabelo e se maquiar joga uma água na pia! Uma gotinha de sabonete líquido faz milagre e acaba com sinais de pasta ou qualquer outro creme que tenha caído na véspera;

4. Administre a sua cestinha de lixo do banheiro. Tá cheia? Amarra o saco e o coloque na porta de saída. Quando você sair de casa para o trabalho, jogue-o no lixo do prédio;

shutterstock_32307695. Acabou seu café da manhã? Guarde tudo na geladeira e lave a sua louça. Assim você evita a visita das baratas e outros bichos que nos visitam à noite (eca!). Fora o cheiro, o grude, enfim, louça suja não é um bom cartão de visita pra ninguém;

6. Chegou do trabalho? Não senta!! Tira a roupa, coloca pra lavar (ou guarda o que tiver que guardar) e vai pro banho!

7. A regra do jantar é a mesma do café da manhã. Com o agravante que você terá um pouco mais de coisa pra lavar. Mas se for só o que foi usado no jantar será rapidinho!

8. Se jogue no seu sofá com toda vontade e fique por lá o tempo que quiser! TV, livro, música, enfim, lazer!! Com uma casa organizada ele é melhor aproveitado, acredite! Vai pra cama? Guarda o que tirou do lugar e boa noite!

9. Em um dia da semana será necessário dar uma varrida nos cômodos, passar um pano no banheiro e cozinha. Se você praticou as dicas acima, só mesmo o chão deverá ser limpo;

10. A roupa de cama deverá ser trocada uma vez por semana. Guarda esse dia pra lavar tudo e passar também. Enquanto a máquina chacoalha, você passa o que está seco.

shutterstock_138228422Viu? Nem doeu! Aposto com você que a grande maioria dos itens acima demorou menos de dez minutos! Do It! 

 

 

Você também pode gostar de

5 Comentários

  • Responda Gustavo Zozimo setembro 18, 2013 at 3:31 pm

    Olá Fernanda e equipe do apezinho!!
    Concordo quase que 100% com vc, a única coisa que realmente não vejo utilidade é arrumar a cama.
    Conheço algumas pessoas, que para não fazer a cama, retiram o lençol/edredom, seja para não ter que arrumar, ou mesmo por uma questão de arrumação, mania, sei lá…
    É claro que é uma opinião minha, pois para mim, não vejo utilidade alguma em fazer a cama, uma vez que acordo e vou trabalhar só retornando à noite, momento em que só vou olhar para a cama novamente quando vou deitar para dormir.
    Eu sou um cara bem organizado mas arrumar a cama é minha kriptonita…rs
    bjs, bjs

  • Responda Marta setembro 19, 2013 at 5:24 pm

    Esse post mudou minha vida pra sempre. Só na minha casinha que percebi o quanto detesto bagunça e que isso de “no dia da faxina eu arrumo” não rola. Diferente do Gustavo aí dos comentários, foi com esse post que eu percebi a importância de arrumar a cama: tudo fica com mais cara de arrumado. É mó gostoso <3

  • Responda Katia setembro 21, 2013 at 12:45 pm

    Adoro o site de voces! e essas dicas sao boas, mas vale somente pra quem mora sozinho… eu divido a casa com um outro bagunceiro (o meu namorido)… dai todas essas dicas vao por agua abaixo…

  • Responda Ana Paula abril 29, 2014 at 9:26 pm

    Minha vó dizia que cama arrumada, louça guardada a casa tá limpa.. Verdade, verdadeira.. quem vai discutir com a vó né. Adorei suas dicas. Embora eu seja uma bagunceira confessa, a cama, a pia e o banheiro tem que ficar em ordem..

  • Responda Katiene Correia julho 17, 2014 at 12:16 pm

    Boa tarde,
    Amei as dicas,ainda não moro sozinha mas tenho planos de dividir um apê com uma amiga, então vamos inserir em nossa rotina essas dicas básicas mas que é tudo. bjus sucesso!

  • Deixe uma resposta