manter

Chão, chão, chão

maio 3, 2013

Ah, a faxina… Tem dúvidas sobre como limpar tudo? Vamos lá, vou tentar ajudar aos poucos. Hoje a gente vai falar de chão. Para ficar mais fácil, vou dividir tudo em tópicos, valeu?

Se seu piso é de cerâmica…

Piso de Cerâmica Não pense que lugar de cerâmica é na cozinha. Não mais! Ela resolveu dar uma esticadinha na sala e, marotamente, já chegou aos quartos. Hoje você vê apartamento cujo chão é todo em cerâmica. Sabe do que estou falando, né? Se não sabe, imagine uma cozinha tradicional. Aquilo no chão é cerâmica, oká?

Para limpar, você precisa de: Veja Multiuso (aquele azulzinho), água, vassoura, pano (tem que ser pano tipo saco, não pode pano com pelos!!) e aspirador (se você não tiver esse artigo de luxo, vai com fé na vassoura).

Como fazer: primeiro varra todo o chão – ou passe o aspirador, se tiver um. Dilua o Veja na água – tipo uma tampinha para mais ou menos um litro de água. Aí é hora de molhar o pano nessa misturinha, envolver uma vassoura com ele e passá-lo no chão. Importante: o pano não deve estar pingando, ele deve estar úmido. Como faz? Molhe e torça o dito-cujo para tirar o excesso de líquido. Depois você seca (ou deixe secar) para varrer ou aspirar o chão de novo porque ainda tem resíduo lá. E aí, pronto!

Se o chão da sua casa é de taco:

post-chaochaochao3Chão bááásico de apartamentos antiguinhos. Acho uma graça, principalmente aqueles taquinhos. Se não conseguiu visualizar e não sabe se me refiro ao piso da sua casa, fotinho aí ajuda!

Para limpar, você precisa de: Destak, que é tipo uma cerinha, além de água, pano (pano de saco, nada de pano com pelos), vassoura ou aspirador.

Como fazer: primeiro varra todo o chão – ou passe o aspirador, se tiver um. Dilua o Destak na água – tipo uma tampinha para para mais ou menos um litro de água. Mas nem sempre isso é necessário, pode ser usado sem diluir também. Escolha entre a economia ou o brilho extra no chão, dependendo do estado do seu piso e do seu bolso! Aí é hora de molhar o pano nessa misturinha ou só no Destak, envolver uma vassoura com ele e passá-lo no chão. O pano não deve estar pingando, ele deve estar úmido. Depois você seca (ou deixe secar) para varrer ou aspirar o chão de novo. Feito!

Casa com porcelanato?

Chão Chão ChãoAí é que começa a complicar. Não para limpar, mas para entender a diferença entre porcelanato e cerâmica. Pesquisando por aí, descobri: “A cerâmica é produzida com argila. Já o porcelanato leva feldspato e quartzo prensados, se assemelhando a uma pedra”, informação do casa.com.br. Sacou a diferença? Tem mais fotinho para ajudar!

Para limpar, você precisa de: Optimum, pano (sem pelos, por favor), vassoura, aspirador (se tiver)

Como fazer: primeiro varre – ou passa aspirador de pó. Depois, pode ir jogando o produto direto no chão e espalhando com o pano na vassoura. E aí, quando secar, varre de novo! Simples?

Extra:

Se quiser deixar um cheirinho extra na casa, pode ainda passar Pinho Bril depois disso tudo, na vassoura com o pano, sem que ele esteja encharcado.

Gostou, curtiu? Sua casa tem ooooutro piso e eu nem citei? Escreve pedindo ajuda e eu volto para tentar resolver: josy@apezinho.com.br

Você também pode gostar de

12 Comentários

  • Responda Cristiane Ricci Mancini maio 24, 2013 at 11:15 pm

    Adorei as dicas! Costumo varrer e passar dois panos: 1) veja diluído em água e 2) o Optmum direto no chão com pano úmido!

    =)

    Bjos

    • Apezinho
      Responda Apezinho maio 28, 2013 at 10:59 am

      Oi, Cristiane! Que bom que gostou. Volte sempre ao Apezinho! beijo grande, Josy.

  • Responda Muta junho 7, 2013 at 4:52 pm

    Em casa tenho também piso de laminando de madeira, mas o bom é que segue a mesma dica de limpeza do piso de cerâmica. Mas, para ambos, costumo usar um balde adicional só com água, pelo seguinte: depois de passar o pano umedecido com água+limpador multi-uso pelo chão, antes de voltar a umedecê-lo enxáguo esse pano no balde só com água para retirar a sujeira que saiu do chão.
    Assim garanto que sempre uso um pano mais limpo ao umedecê-lo novamente com água+limpador multi-uso! :D

    • Josy Fischberg
      Responda Josy Fischberg junho 13, 2013 at 7:19 pm

      Que ótima dica! Vou testar aqui. Adorei de verdade. beijo grande!

  • Responda Armando julho 22, 2013 at 11:25 am

    Pra limpar porcelanato você também pode diluir uma colher de sopa de detergente de pia (desses de lavar pratos) em 5 litros de água. É so molhar o pano e passar no chão que fica tudo bem limpo. E é bem barato.

    • Josy Fischberg
      Responda Josy Fischberg julho 25, 2013 at 12:25 pm

      Opa, obrigada pela dica! Adorei!

  • Responda suelen outubro 2, 2013 at 3:12 pm

    Meu chão é de cerâmica, mas o rejunte é branco, quero dizer foi branco, não sei o que fazer para limpar ele.

  • Responda Theo outubro 27, 2013 at 11:04 pm

    Antes queria parabenizar vocês pelo blog, dicas ótimas, posts interessantes, muita inspiração pra qualquer cantinho, realmente um ótimo trabalho!

    Moro sozinho e costumo faxinar meu apezinho, tenho certa dificuldade com o piso de casa de porcelanato (brilho) ele fica com aspecto de estar um pouco engordurado mesmo usando produtos como o limpador de pisos (será a cera que desses limpadores?).

  • Responda Bruna maio 6, 2014 at 3:37 pm

    E piso vínilico?

  • Responda ana carolina setembro 5, 2014 at 8:49 am

    bom dia ..queria sabe o nome desta ferramenta que esta na foto que e vermelha com um paninho em baixo..Ja vi dela fora do brasil mas queria achar aqui tbm

    • Responda Marilia abril 16, 2016 at 2:54 pm

      Ana, não sei o nome, mas em São Paulo, nas lojas Daiso vende uma versão um pouco menor!

  • Responda Valéria outubro 8, 2014 at 1:36 pm

    Não sei mais viver sem o rodinho mágico. Uso da marca Bettanin, é ótimo! Nunca mais precisei torcer e lavar panos de chão.
    Sem contar q as unhas feitinhas duram muito mais tempo!! =)

  • Deixe uma resposta