manter

Blitz do desapego

agosto 28, 2015

As Pereiras são conhecidas “internacionalmente” pela arrumação do seu apezinho. Não, não é uma organização natural. Sim, a mãe das Pereiras (eu) é uma pessoa que não consegue conviver com desordem. Essa característica deixa as visitas bem impressionadas (que cantinho fofo!), mas as filhas às vezes, chateadas! Sapato espalhado pela sala simplesmente não existe em nosso glossário. A Nanda nos conta sobre a sua relação com arrumação nesse post. A Biba nem fala sobre o assunto! :)

A nossa sala é um bom exemplo do que estamos falando.

organize_seu_apezinho

Sabendo disso, a equipe do blog da StokArea nos convidou para falar sobre o Método Apezinho do Desapego! Já pesquisamos sobre o assunto nesse texto, mas agora as regras são nossas! Elas são bem simples, nenhuma novidade, mas você vai se identificar, temos certeza.

Conheça as dez armadilhas mais comuns que rolam em nossos apezinhos e como evitá-las a todo custo. Organização é hábito. Essas dicas vão te salvar tempo, dinheiro, espaço e paz!

Documentos e papéis – eles se reproduzem sem cerimônia na sua bolsa, mochila, mesa, móvel da sala. Contas antigas, malas diretas não abertas, anotações soltas, extratos não lidos, apólices de seguros, material de trabalho, ufa, em sua grande maioria esse material é lixo ou não precisava ser impresso.

O primeiro passo é deixar apenas o que deve ser guardado e guardar! Tenha uma caixa só pra isso. Ou pastas etiquetadas. O importante é saber onde os documentos estão, pra você não ficar perdida (o) toda vez que precisar pegá-los. Isso será raro, mas pode acontecer! Tirando todos os excessos ou o que pode ser guardado digitalmente, temos essa lista bem importante. Cuide dela: Seguros, Plano de Saúde, Empréstimos, Financiamento, Garantia de eletrodomésticos, Manuais, Documentos do carro, Impostos, Contas médicas, Carteira de vacina (nossa e de nossos animais de estimação), Passaporte e Carteira de Trabalho. Atenção: se você jogar fora documentos que contenham informações pessoais, destrua o documento beeem picadinho. Ah, nesse post a gente fala sobre ordenação de gavetas, pode interessar!

Produtos de beleza – Aí você vai e compra aquele creme incrível, que é usado três vezes e depois é abandonado, coitado. Isso acontece com perfume, shampoo, esmalte, batom, com tudo! A caixinha da maquiagem vai engordando dentro do armário (ou no banheiro) e você não se dá conta da grana que gastou. Tá bom, você não vai mudar (mas devia!), então nossa dica aqui é: não curtiu? Dá pra alguém!

Tem um monte de gente que não pode comprar o esmalte rejeitado, mas amaria tê-lo na “necessaire”! Assim você deixa um coração vaidoso bem feliz e não deixa um monte de coisa perdendo a validade à toa. A gente escreveu um post cheio de ideias sobre o assunto, dá uma lida!

Livros – Polêmica à vista! Sei que serei acusada de lelé da cuca, mas as Pereiras têm um hábito de repassar livros. É muito raro ficar com algum. Raro mesmo. Só temos mais apego aos bem antigos, os do avô Milton, mas sobre isso falamos no item Memórias. Nosso conselho é: amou o livro? Dá pra alguém que você gosta muito. E torce pra ele continuar com a corrente! Acumulou muitos títulos não tão legais assim, vende para um sebo ou doa. Eles podem interessar a outros leitores.

Acha impossível? Então cuida da sua estante senão ela vai virar um aeroporto de poeira e traça. E de tempos em tempos reveja a sua decisão. E torça para um amigo querido te dar um livro pra lá de especial também.

organiza_seu_apezinho5Eletroeletrônicos/ domésticos quebrados – Sabe o que fazer com eles? Descarte! Tem várias formas práticas de zerar essa pendência, temos um post sobre isso. E seja sincero, você vai mesmo consertar o microondas ou está empurrando o problema com a barriga?

Dá uma olhada geral e separa tudo o que precisa de reparo e o que VALE o seu investimento. Pro restante, dá um tchau sincero que é a melhor opção. Antes de comprar uma nova bugiganga por impulso, reflita!

Roupas/ sapatos/bolsas/roupas de cama – Um clássico! Se você não usar qualquer peça em um ano, doe! Ou venda. Mas não a deixe parada no seu armário. Todas terão um bom destino. A Biba criou um brechó no Instagram e tem ganho um dinheirinho com as vendas.

A recíproca é também verdadeira. Se você está precisando de alguma roupa, dá uma olhada nos bazares que acontecem aos montes por aí. Já compramos ótimas descobertas por R$ 20. Coisa com qualidade. A economia do compartilhamento trouxe essa novidade bacana que pode e deve ser aproveitada por todos nós. Ideias para guardar bijuterias? Aqui!

Remédios – Já parou pra analisar a sua caixinha de remédios? Eu não consigo falar nada sobre 90% deles. Nem sei pro que servem. Os usei por algum tempo e fiquei com um monte de cápsulas que, provavelmente, vão parar no lixo. Um grande desperdício, infelizmente. Não conheço nenhum projeto que recolha remédios, ainda dentro da validade, mas sem utilização por quem comprou. Agora, se o remédio está vencido, que perigo, existe um programa de descarte como o feito com os eletrônicos. Veja se na sua cidade tem iniciativa semelhante.

organize_seu_apezinho1Plásticos – Sou capaz de apostar que a sua cozinha é cheia de potes, potinhos e potões de diversos tamanhos e formas! Todas têm! É o melhor presente das mães, tias e avós. O que elas talvez não saibam é que eles não são confiáveis. Não podem ir pro microondas nem pro freezer. Possuem elementos químicos que podem passar pra comida, assim como o corante que o deixa bonito. Ruim, né?

Recomenda-se colocar as porções de alimentos em recipientes de vidro e lavar suas tampas a mão. Assim a possibilidade de contaminação cai muito e você se livra de dezenas de recipientes que nunca serão usados, mas lotam suas gavetas sem dó nem piedade. Mamãe, titia e vovó nem vão notar!

Revistas e coleções – Responda sinceramente, quantas vezes você releu as revistas que guarda? Lá em casa tivemos uma coleção linda da Vogue que nunca foi aberta, pesava pacas e ocupava o maior espaço! Coleção parada não faz sentido! Ela deve ser bem mantida e muito curtida. Senão vira um monte de tralha esquecida na gaveta. Se você se interessa pelo assunto, esse link é um ótimo começo.

Cantinho da bagunça/ alto dos armários – Fuja deles! Nem pense em criar um espaço pra colocar coisas sem uso. Elas vão morrer lá dentro! Alto de armário é uma tentação também. A gente vai entulhando tudo e não entende porque tem crises de espirro toda vez que entra no quarto. Guarde no máximo malas e olhe lá. O restante de suas coisas deve ficar ao alcance dos olhos.

organize_seu_apezinho4Memórias – Meu ponto fraco. Tenho relativa facilidade para me desfazer de tudo que acabei de listar, mas confesso que tremo quando penso em me despedir de alguns objetos que só fazem sentido pra mim, como o Don Quixote aí ao lado.

Como não sei como resolver essa questão, tento zerar todas as outras! Esse é o meu “vale cacareco”. Todas as peças estão no meu raio de visão e isso me deixa muito feliz, pois me faz lembrar de meus avós e pais. É a minha coleção de afeto! <3

 

Curtiu? Curti escrever também! Se você conseguir seguir essas regrinhas simples terá um ambiente livre, ventilado, saudável, bom de morar. Agora, se você tem peças que devem ser guardadas por algum motivo inegociável, como viagens onde você não pode levar grandes pertences ou lugares muito reduzidos, que não acomodam toda a sua mobília, a Stokarea, empresa de self storage, também conhecida como guarda móveis ou guarda volumes pode te ajudar! Eles alugam espaços de armazenamento para móveis, documentos, e objetos em geral.. Dá uma olhada no site e conheça a empresa.

stokareaAh e se você está passando por uma mudança e não sabe o que fazer para se organizar, faça o download do Guia Mudança sem Estresse que a Stokarea produziu e tenha uma mudança tranquila e organizada!

 

 

Boa arrumação pra você! :)

Você também pode gostar de

3 Comentários

  • Responda Izabella setembro 2, 2015 at 4:57 pm

    Amei o post <3 amo essas coisas de desapego e tal. E sobre os remédios… Geralmente nas farmácias do CAIS da cidade eles pegam doações de medicamentos que ainda estão no prazo de validade! Uma dica ^^ parabéns pelo site, adoro

  • Responda É hora de desapegar e organizar a casa - setembro 14, 2015 at 11:49 am

    […] via Apezinho […]

  • Responda Caroline fevereiro 1, 2016 at 9:28 pm

    Remédios ainda na validade são recebidos em algumas igrejas para serem repassados para quem não tem condição de comprar. Espero que a informação seja útil.

  • Deixe uma resposta