decorar

Sua primeira decoração

julho 30, 2015

Mais uma mãozinha do nosso blog preferido Apartment Therapy. A tradução é livre, o post original está aqui. Aproveite as dicas!

***

Decorar seu primeiro apezinho é emocionante e ao mesmo tempo intimidante! As possibilidades e armadilhas são muitas. Aqui estão algumas dicas que gostaria de saber quando fui uma decoradora iniciante.

Não compre tudo de uma vez

Seu primeiro apartamento é uma maravilhosa tela em branco. Pode ser tentador preenchê-la com todas as coisas maravilhosas que encontrar. Resista! Um dos grandes prazeres da decoração é apreciá-la lentamente. É muito mais gratificante. De largada, você só precisa de algumas peças. Para todo o resto, o tempo lhe ajudará a descobrir o que você realmente quer trazer para o novo canto.

primeira_decoração2

Lembre-se que a cor não é tudo

Na minha pesquisa “científica” (ou seja, conversando com amigos!) descobri que muitas pessoas pensam primeiro nas cores e só depois nos móveis. Depois de terem escolhido, por exemplo, azul e prata para pintar as paredes, partem para a composição do restante. Sofá azul, mesa de café prata, tapete, lâmpadas e assim por diante.

Eu não estou dizendo que cor é ruim. Pelo contrário, ela dá emoção. Mas quando nos concentramos nelas e não em outros temas como textura ou proporção, podemos ficar com a sensação de que a nossa nova casa parece uma sala de aula de escola primária, cores pra todo lado!

Antes de partir diretamente para a compra das tintas, reúna fotos de apezinhos que te atraiam e identifique o que eles têm em comum. Você vai se sentir naturalmente atraído por uma ou outra cor, sem ter partido efetivamente para a ação. Bem mais seguro!

primeira_decoração3

Você não precisa de um monte de móveis

Eles são uma pequena parte da identidade de um espaço. Os blogs de design nos mostram que somos atraídos pelas composições com poucos móveis, mas ricas em tapetes, objetos de arte, janelas charmosas e plantas. Se você adquirir sua mobília aos poucos esse mix vai dar o equilíbrio correto a sua decoração.

Você não tem que pagar muito por peças de qualidade

Aí chega o boleto do primeiro aluguel e você toma um choque de realidade. A boa notícia é que você não precisa ser rico para ter coisas bonitas. Brechós, classificados como Mercado Livre, vendas em garagem e até a casa da sua avó são ótimas fontes, você só precisa olhar essas opções com carinho e atenção.

primeira_decoração4

Seus gostos mudam

Quando nos formamos, achamos que seremos os mesmos pra sempre. Eu me senti assim aos 21! Mas os “vinte” são muito excitantes. Um tempo de muitas mudanças, inclusive de gostos. Por isso, não gaste mais do que o seu orçamento permite, porque muita coisa terá vida curta. Vão rolar paixões fulminantes, alguns (muitos) erros, tudo absolutamente normal!

Não se leve tão a sério.

Nota do Apezinho: As imagens do post são do What a wonderful home.

Você também pode gostar de

2 Comentários

  • RespondaAlineagosto 7, 2015 at 1:30 pm

    Ameiii!

  • RespondaFabiosetembro 13, 2015 at 11:13 am

    Olá!
    Me identifiquei muito com o que li aqui nesta matéria. rsrs… Quando pensei em mudar a sala foi bem isso que aconteceu. Pensei em cores. Daí, não passou muito tempo eu mudei tudo. Minha mulher ficou louca, quase me matou. Mas, a arte de decorar é bem isso, degustar como um bom vinho.E ai aconteceu…!!!E ao longo dos meses consegui fazer uma coisa por vez. Foi muito bom.
    Parabéns pelo blog.

  • Deixe uma resposta