decorar

Resolveram morar juntos?

setembro 30, 2016

A Simone, nossa guru da decoração e do bom senso (!!), vem com dicas ótimas pra quem está pensando em morar juntos em uma casinha nova. Aproveita que você está no embalo e dá uma lida no seu último post – Apartamento + Amizade, que fala de paz e amor para quem divide o mesmo espaço! Tudo conectado, minha gente! :)

***

Morar junto é tão maior do que a decoração do apezinho… Mas você não quer que um assunto que é pra ser divertido vire um problema na relação, né? Por isso eu fiz uma lista com 7 dicas pra vocês acertarem na decoração e terem um apezinho com a cara de vocês.

Decidam juntos o que doar, vender e jogar no lixo – Antes da mudança decidam o que fica e o que será descartado. Assim vocês não precisam discutir esse assunto chato e altamente inflamável quando já estiverem morando juntos.

Mantenha a base da decoração neutra – Pinte as paredes de uma cor neutra como branco ou cinza e prefira um design mais limpo para peças grandes como sofá, estante e mesa de jantar. Deixe para ousar em peças menores como uma cadeira ou poltrona de design assinado ou uma almofada de cor ousada.

base-neutra-apezinho

Garanta que a personalidade dos 2 está refletida na decoração – As casas mais aconchegantes são aquelas que misturam diversos estilos criando camadas na decoração. Nessas casas, os estilos são combinados para contar a história e refletir a personalidade de seus moradores. Cada um de vocês deve se sentir igualmente representado na decoração.

Pense em uma estante para abrigar suas coleções ou em uma parede-galeria expondo arte e objetos que tenham significado pra vocês.

Concordem sobre o básico – Decidam quais são as prioridades de cada um, aquilo que vocês não abrem mão. Pode ser que a sua cor favorita seja amarelo e você não abra mão de usá-la na decoração. Pode ser que seu amor seja viciado em vídeo-game e não abra mão de uma TV gigante.

Concordem sobre o básico:

– a paleta de cores da decoração,

– se as paredes serão neutras ou coloridas,

– o estilo dos móveis principais como sofás e mesas de jantar,

– se a TV fica ou não na sala e

– se a decoração vai seguir uma tendência maximalista ou minimalista.

E cumpram o acordo.

paleta-restrita-apezinho

Paleta de cores restrita + mistura de materiais – Cor é um assunto complexo e ultra-pessoal. Escolham 1 ou 2 cores que os dois gostem e mantenham-se fiéis à elas. Use-as em peças de destaque como almofadas, luminárias, arte sobre uma base neutra.

Para não correr o risco de acabar com uma decoração sem graça, abuse da mistura de materiais. Misture texturas macias e delicadas como crochê e tecidos naturais com materiais frios e industriais como metal para um equilíbrio entre feminino e masculino.

Façam compras juntos – Provavelmente vocês têm peças de moradas anteriores que gostariam de manter porque têm um significado importante. Isso é fundamental para trazer um pouco da história e da personalidade de cada um para a nova casa, mas o que vai amarrar a decoração são as peças que definem o “estilo do casal”.

Escolham e comprem juntos algumas peças que vocês 2 amem, pode ser um tapete, uma luminária poderosa ou um quadro bacana. Transformem a tarefa em um programa diferente e divertido visitando feiras de antiguidade e coletivos de arte.

Mas atenção, só saiam às compras sabendo o que estão buscando. Não há programinha de casal que sobreviva a horas de bateção de perna sem sentido.

texturas-apezinho

Espaço no armário – Ok, espaço no armário não tem muito a ver com decoração mas essa é a questão que mais gera conflitos quando um casal resolve morar junto.

Seja tolerante e procure por soluções alternativas como guardar seus sapatos em outro cômodo ou fazer um rodízio com as suas roupas deixando no armário só as peças da estação.

Boa mudança!

Nota do Apezinho: As imagens lindas do topo foram encontradas aqui!

Você também pode gostar de

Nenhum comentário

Deixe uma resposta