decorar

Recicle já!

setembro 10, 2013

Chegamos ao terceiro e último R: a reciclagem. Ela acontece quando o resíduo (lixo) pode ser utilizado como matéria-prima gerando um produto novo. Um exemplo? As embalagens de longa vida na fabricação de telhas.

1Vamos nos apropriar deste conceito para continuar a cuidar do nosso cantinho com carinho e economia. Antes de comprar algo, pare e reflita: Preciso mesmo disso? Vou usá-lo?  Será que tenho algo por aqui que possa ser aproveitado e transformado?

Transformar o lixo em um novo produto dá um certo trabalho, requer um pouquinho mais do nosso tempo, mas vale a pena e é divertido!

Para armazenar, que tal uma estante? Pode ser caixote de feira? O Diego fez uma bem legal aqui. Há sites que vendem caixotes e paletes também.

Ou prefere de garrafas e madeira/mdf? Quer ver? Por aqui! Apesar do site ser em inglês, dá para ter uma idéia de como fazer seguindo as ilustrações.

2Uma mesinha também pode acumular essa função. Essa aqui de caixote de feira e rodízios é uma gracinha! Para pintar é fácil, o que você precisa encontra aqui. Depois é só instalar os rodízios. Se não os quiser, cola um feltro (já tem pronto em lojas como Tok & Stok, Amoedo e outras) para não arranhar o chão.

Foto: Trampolim Arquitetura.

 

 

3A outra maior que aparece nesta foto pode ser feita com caixote de vinhos sobrepostos na vertical.

Foto: Klas Sjoberg para lantliv tirada de 79ideas.org.

 

 

 

  

4Para iluminar – Uma luminária de garrafas cortadas transformadas em pendentes! Três ou quatro iguais produzem um efeito bem legal sobre um balcão, bancada ou mesa.

Fonte: Creative Ideas.

Mais inspiração? Muita aqui!

 

 

 Uma cúpula nova para o abajur? Você pode usar folhas de um livro velho com algum motivo que lhe agrade e forrar a cúpula antiga. O passo a passo, você encontra aqui.

5E para aquecer, disfarçar ou embelezar – Um tapete? Camisetas surradas, retalhos, lã ou barbantes mais grossos podem ser cortados em tiras do mesmo tamanho e espessura para montagem de tapete em tela de aberturas largas (talagarça – usada para tapeçaria) encontrada em armarinhos.

Para saber como fazer é só seguir a segunda parte deste texto. Aqui tem outro com fios de lã.

Foto: Casa.abril.com.

6

Para animar a festa – Porta-copos? Marcadores? Usar os CDs ou DVDs que iriam para o lixo, forrar com tecido para servir como porta-copo ou mesmo decoração em dia de festa. Para saber como fazer é só seguir aqui.

Foto: Crafts by Amanda

 

Rolhas de vinho podem ser usadas como como marcadores que indicam as pastinhas ali servidas. Ou mesmo escrever mensagens para os convidados ou seu amor. Olha quanta sugestão!

PET, PET, PET!

Para organizar – Cestinho para pregador de roupa? Porta-lápis? Porta-treco? Cortar garrafa PET na altura que lhe for mais conveniente e fazer o acabamento nas bordas com fita washi tape. O gargalo é descartado.

Revisteiro? Cortar a garrafa PET maior (a partir de 5l) e fazer o acabamento nas bordas com fita washi tape, descartando a parte do gargalo e utilizando o restante para armazenar revistas. Neste link você encontra outras idéias bem legais!

7Para plantar – Vasinhos? Embalagens PET vazias, baldinhos, embalagens plásticas de sorvete, embalagens de longa vida (tetrapak) – leite, sucos, etc (na horizontal).

Fonte: Creative Ideas.

 

Navegando pela rede, encontramos muitas idéias para reciclagem. E você já experimentou reciclar? Conta para gente! :)

Curtiu? Leia também os outros posts da série 3 R’s: Decoração Sustentável e Reutilize.

Você também pode gostar de

1 comentário

  • RespondaIvoneia da gloria Sousasetembro 22, 2015 at 4:24 pm

    Oi gostei muito da ideias eu CE minhas filhas samo apaixonadas por reciclagem e artesanatos bjs

  • Deixe uma resposta