decorar

Quer mudar as coisas?

abril 26, 2016

Há um milhão de fatores a serem considerados quando resolvemos reformar nosso canto. Algumas decisões têm o potencial de impactar significativamente a casa e o nosso equilíbrio emocional pelos próximos anos. Não importa o quão funcional seja a sua nova cozinha se você não curte o revestimento das paredes. Você vai arrumar um jeito de querer comer fora todos os dias!

Na esperança de evitar estas situações, a equipe do site Houzz pediu que seus leitores dessem conselhos tipo “ao reformar, nunca faça em casa”. As sugestões são bastante reveladoras, vale a pena considerá-las. Mas lembre-se, o bom do conselho é que não temos que segui-lo se não fizer sentido pra gente. Afinal, a casa é nossa. Mas, mas… só não diga que não avisamos, ahahahah!

Conheça alguns erros para passarmos longe!

Sobre a Cor

“Nunca tenha um quarto vermelho, amarelo ou laranja. Não importa o quanto você goste delas, essas cores são muito energizantes e nos deixam irritados sem perceber.”

“Nunca pinte um quarto antes de comprar a roupa de cama.”

“Nunca pinte amostras de teste diretamente em suas paredes. A dica é pintar as amostras em cartolina para que você possa movê-las para diferentes áreas e com diferentes tipos de iluminação.”

Sobre planejamento de espaço

“Nunca compre aquele sofá de couro imenso, que estava com um ótimo preço, mas com tamanho totalmente inadequado para a sua casa.”

“Não se deixe seduzir por alguma coisa que sua família não irá comprar a ideia. Dor de cabeça na certa!”

“Veja mesmo se você precisa de lavadoras front-load, frigoríficos side-by-side e pias duplas.”

“Nunca coloque a pia da cozinha em um canto.”

“Nunca compre móveis a menos que você possa levar, antes, para casa, uma amostra da almofada ou do tecido. Acabei com peças rosa achando que eram creme.”

“Nunca compre móveis até que você tenha medido o elevador do seu prédio e as portas pelas quais eles vão passar.”

ST72

Sobre Decoração

“Nunca compre um tapete antes de saber as medidas adequadas.”

“Nunca compre arte ou acessórios apenas para preencher um espaço. Compre o que você ama e encontre um espaço para ele.”

“Nunca tenha pisos brancos. Confie em mim, eu tenho feito isso mais de uma vez. Sou um aprendiz lento…”

“Nunca acarpete a sua casa. Os anos 80 foram uma experiência de aprendizagem!”

“Nunca instale laminado ou madeira muito escura. Eles só vão ficar bem por cerca de cinco minutos, depois de limpá-los.”

Contratos e Construção

“Nunca, jamais assine um contrato/ acordo sem lê-lo. Leia todas as cláusulas. Entenda o que você está lendo e assinando. Se não o fizer, peça a alguém. Certifique-se de que tudo o que foi prometido verbalmente aparece também por escrito.”

“Nunca deixe alguém iniciar um trabalho em sua casa ou para você sem um contrato escrito. Sorrisos e apertos de mão são para os facilmente enganados.”

“Nunca deixe subcontratados sozinhos em uma reforma.”

“Nunca contrate parentes para ajudá-lo na reforma. Contratar um profissional vai garantir a sua paz.”

ST122

Palavras adicionais de sabedoria!

“Não opte pelo barato. Se não puder comprar agora, espere um pouquinho. Você vai acabar economizando, porque produtos de qualidade duram mais tempo.”

“Quando entrar no seu novo canto, não saia alterando tudo, viva um tempo convivendo com o novo cenário. Ele pode te deixar feliz!”

“Nunca, jamais, faça alguma coisa, porque é uma tendência. Faça porque gosta e quer.”

“Nunca, jamais beba vinho enquanto opera uma ferramenta. A poeira vai estragá-lo.” – Nota do tradutor: estragar você, o vinho e, quem sabe, a ferramenta! :)

“Não faça reformas achando que você será uma pessoa diferente da que é. Mesa grande de cozinha pra quem não curte ir pro fogão, sala de jogos pra quem não se reúne nunca. Reformas não mudam características pessoais ou relacionamentos.”

“Nunca diga a seu filho que ele ou ela pode decorar seu próprio quarto a menos que você esteja preparado para conviver com tinta preta, crânios de plástico e uma cama em forma de caixão.”

ST132

Nota do Apezinho: curtiu as fotos? Elas foram encontradas aqui!

Você também pode gostar de

6 Comentários

  • RespondaAlessandra Ramosabril 26, 2016 at 9:24 pm

    Estou vivendo este momento!!! E a cautela é a minha principal regra! fazendo reforma aos poucos pra não errar, pra economizar dindin e pra ficar realmente do jeito que quero e gosto!!

    • Daniela Pereira
      RespondaDaniela Pereiraabril 28, 2016 at 12:58 pm

      É o melhor caminho, Alessandra! Como o dinheiro é sempre curtinho, não pra gente errar, né? Beijos e boa reforma!

  • RespondaFernanda Courasabril 28, 2016 at 7:01 pm

    Vcs são ótimos! Eu estava totalmente desanimada com meu apezinho, depois de ler as dicas e me inspirar em vários posts de vs, fiz uma reforminha simples com meu sogro e meu marido! Vcs não sabem como estou feliz! Estas dicas fazem muita diferença e o site de vcs tb! Parabéns mesmo. Foi um dos poucos sites de decoração que entrei e vi cantinhos aconchegantes, coisas simples que eu mesma poderia fazer e dicas muito muito funcionais. Meu apezinho está minha cara, graças as dicas de vcs! Obrigada msm.

    • Daniela Pereira
      RespondaDaniela Pereiraabril 28, 2016 at 8:03 pm

      Obrigada, Fernanda! As dicas são ótimas, né? Também adoramos. Beijos e volte sempre.

  • RespondaChristinemaio 23, 2017 at 10:02 am

    O momento da reforma é super importante, detalhes só são percebidos com calma e vão fazer muita diferença nos meses seguintes.

    • Daniela Pereira
      RespondaDaniela Pereirajunho 14, 2017 at 3:46 pm

      Sim, Chris! Tem que ter muito planejamento pra evitar frustrações futuras. Beijos!

    Deixe uma resposta