decorar

Quartinho Montessoriano

novembro 22, 2016

Nossos queridos amigos do Arquilego, a Marcela e o Marcel, escreveram um post maravilhoso sobre como criar um quarto infantil com todos os detalhes montessorianos. Deu vontade de ter um neném por perto só pra colocar todos os conselhos em prática.

Aproveite as dicas, boa leitura!

***

Todos os assuntos relacionados às crianças podem ser bem delicados e controversos quando envolvem a educação dos pequenos. Você sabia que a forma como você decora o quarto do seu bebê pode influenciar nesse assunto também? Já ouviu falar de quarto montessoriano?

O nosso intuito aqui é mostrar para vocês, mamães e papais, o quão importante pode ser um simples detalhe no quarto do seu bebê. E que muito além da decoração, o estilo Montessori auxilia no desenvolvimento mental e físico da criança.  Então, vamos por partes?!

capturar

Pinterest

O que é um Quarto Montessoriano – O estilo Montessori surgiu na Itália, no Séc. XX, e tem o nome origem de sua criadora, Maria Montessori. Maria foi uma educadora renomada que ficou conhecida mundialmente por sua metodologia de ensino para crianças de todas as idades. A metodologia Montessori tem como princípio básico exaltar o quão importante pode ser o ambiente e os estímulos que ele proporciona para o aprendizado e desenvolvimento infantil.

Em um ambiente Montessoriano, tudo é adequado para a criança que vai ocupá-lo e não para o adulto. A decoração deve ser feita de forma que fique à vista e ao alcance dos pequenos dando assim espaço para a liberdade de ir e vir, o desenvolvimento dos estímulos sensoriais e a auto aprendizagem.

Tendo listado os princípios básicos da metodologia, não é muito difícil de se imaginar o quão simples foi trazê-los para dentro de casa!

Os quatro benefícios básicos do Quarto Montessoriano para o seu bebê

A liberdade – A característica mais marcante em um quarto Montessoriano é a ausência de berço ou qualquer outro método que delimite o espaço. O objetivo aqui é que a própria criança tenha liberdade para se movimentar desenvolvendo assim, desde cedo, o sentido de espaço.  A criança querendo dormir ou se levantar não precisa necessariamente que alguém faça isso por ela.

Mas aonde o bebê irá dormir então? Abaixo alguns exemplos das caminhas para quartos montessorianos.

quarto-montessori-camaCargocollective

picmonkey-collage1

Pinterest e Minha casa minha cara

O auto desenvolvimento (geral) – Seguindo a linha de pensamento da liberdade para se locomover, o auto desenvolvimento vem quase que como uma consequência. Uma vez que a criança pode explorar por conta própria o seu espaço, contribuindo assim para o desenvolvimento físico, a sua curiosidade também será despertada pelos brinquedos que a cercam e por tudo aquilo que pareça diferente aos seus olhos. Essa curiosidade será o maior estímulo para a auto apredizagem e o desenvolvimento mental da criança.

Como podemos colaborar para isso? A solução aqui é que tudo esteja ao alcance da criança para que ela brinque, mexa e explore da maneira como ela preferir sem qualquer tipo de intervenção. Brinquedos educativos de diferentes cores e tamanhos são a melhor sugestão. Livros infantis são também uma boa pedida mesmo que a criança esteja longe de aprender a ler. A intenção aqui é apresentar coisas novas e estimular a curiosidade e aprendizagem da criança da maneira mais suave e criativa possível.

Alguns exemplos de disposição de brinquedos nos quartos montessorianos:

picmonkey-collage

Just Real Moms, Pinterest e Casa da Valentina

Aprender coisas novas e desenvolver os estímulos sensoriais desde cedo – A curiosidade e o aprendizado não precisam ser estimulados somente através dos brinquedos e livros infantis. Você sabia que, em um quarto montessoriano, outra característica particular é o espelho? Sempre na altura da criança, o espelho auxilia o bebê no processo de reconhecimento do próprio rosto e de seus movimentos.

Por ser um estilo de decoração do qual a criança está muito presente, os estímulos sensoriais são despertados desde cedo também. A diferença de textura entre um tapete e o piso, os brinquedos e até mesmo músicas e iluminações com intuito terapêutico  são fatores que só colaboram para que o bebê se desenvolva da forma mais completa possível!

picmonkey-collage

Baby Center, Na Toca Design e Pinterest

Desenvolvimento do senso de organização – Por conta da liberdade e da disposição em que os brinquedos se encontram, afinal tudo está ao alcance da criança, já parou para pensar que ela própria poderá organizar os seus pertences da forma como achar melhor? E que mesmo que essa forma ainda não seja a mais apropriada, ao menos a criança tem a liberdade e a possibilidade de aprender da maneira mais sútil possível? Tudo ao seu tempo e da melhor forma possível!

Algumas ideias de organizadores e estantes que podem auxiliar nesse processo.

picmonkey-collage

Arquitrecos, Minha casa minha cara e Perfeita Ordem

E aí, você gostou? Nós particularmente achamos o quarto montessoriano um estilo de decoração um tanto quanto interessante e que traz benefícios não só para a criança como para os pais também. A proximidade que esse estilo pode construir entre os pais e o bebê está presente em todas as características aqui apresentadas.

Esperamos que você possa tirar um pouquinho (ou muito) de proveito do pouco que listamos! <3

Você também pode gostar de

Nenhum comentário

Deixe uma resposta