decorar

Minimalismo não é para todo mundo

outubro 24, 2017

Nossa conselheira querida Simone Collet nos ajuda a entender quem somos na decoração: Mini ou Maxi!

Boa leitura, aproveite as dicas! :)

***

Muita gente vem buscando o minimalismo como se fosse mais uma moda, uma “tendencinha”. Mas ser minimalista, ou maximalista, tem a ver com algo muito mais profundo e importante do que estilo. Se reconhecer como minimalista ou maximalista tem a ver com a sua visão de mundo. E a sua visão de mundo não é melhor ou pior do que a do vizinho. Só é diferente.

Como é a visão de mundo Minimalista

A visão de mundo da pessoa minimalista é que, para viver bem, ela só precisa do essencial. As pessoas abraçam esse estilo de vida em busca de liberdade. Liberdade principalmente da sociedade de consumo. Elas acreditam que para serem felizes não precisam possuir coisas e se sentem mais à vontade em ambientes com poucos móveis, cores e objetos. O foco das pessoas minimalistas está nas experiências e nas relações pessoais e para elas os objetos físicos, as coisas, afastam você destas relações.

Como é a visão de mundo Maximalista

O maximalista é acima de tudo um colecionador. Ele se apega sentimentalmente a objetos. A pessoa maximalista sente prazer em se cercar de coisas bonitas, mesmo que elas não cumpram uma função específica. Para um maximalista, objetos contam histórias, trazem boas lembranças e fazem com que ele se sinta acolhido e protegido. Ao contrário do minimalista que se sente oprimido pelos objetos, o maximalista sente que os objetos são seus amigos.

Se você se identificou mais com a visão de mundo maximalista e está se sentindo por fora da onda minimalista, não se sinta mal. O Minimalismo não é mesmo para todo mundo. A boa notícia é que a maioria das pessoas tem um estilo de decoração no meio do caminho. Eu tenho visto isso no Pinterest e no Instagram. Essa busca por equilíbrio está criando um novo estilo de decoração que eu chamei de Minimalismo Aconchegante.

O que é Minimalismo Aconchegante

O Minimalismo Aconchegante é um estilo de decoração com pegada minimalista mas sem a sensação de frieza que geralmente atribuímos a este estilo. Os elementos principais do estilo minimalista como cores neutras, poucos móveis com linhas simples, espaços amplos e paredes limpas estão presentes. Mas agora combinados com uma profusão de texturas. Madeira rústica, couro e pelo de animais, elementos naturais como pedras, sementes, ossos e plantas, tecidos com diferentes tramas como tricô, veludo, lona e linho, móveis e revestimentos com diferentes acabamentos como metal, acrílico, fibras naturais, vidro, mármore. Tudo misturado mas mantendo a paleta de cores neutra e criando a sensação de aconchego.

Então, se você está tentado a se jogar na onda minimalista, mas não quer desapegar dos seus livros ou da sua coleção de discos de vinil, vai de Minimalismo Aconchegante!

Créditos das imagens – MinimalismoMaximalismo e Minimalismo Aconchegante. O quarto branco lindo é da Jules!

Você também pode gostar de

1 comentário

  • RespondaSilvana Aparecida da Silvaoutubro 31, 2017 at 9:24 am

    Amei esta definição de Minimalismo Aconchegante… Acho que é assim que me defino. Gosto das cores neutras, das linhas retas, dos poucos objetos, mas o ambiente totalmente frio, não me atrai.
    Gostei deste meio termo, afinal o caminho do meio é sempre o melhor caminho… pra tudo!

  • Deixe uma resposta