decorar

Dúvidas de decoração

fevereiro 24, 2015

Nossos amigos queridos da Arquilego tiraram as dúvidas de alguns leitoras. Dá uma lida, que elas podem ser as suas também!

***

Sobre lâmpadas… A cápsula g9 60 w/127 v g9 esquenta muito ela gasta mais energia? Será que posso trocar por outra que não esquete tanto qual? Uso 02 cápsula no meu ventilador de teto gostaria de saber se gasta mais que uma lâmpada normal. Edilza (deusedi@craz.com.br)

Arquilego: Olá Edilza, saiba que quanto mais forte a lâmpada (maior o número de watts), mais calor ela irá emitir. No Brasil, em geral, as pessoas usam lâmpadas incandescentes, fluorescentes compactas ou LED. As primeiras são as mais baratas, mas são as que gastam mais energia. As lâmpadas fluorescentes compactas são as mais econômicas e apesar de custarem cerca de 6x mais que as incandescentes, a economia na sua conta de luz, poderá chegar em até 74%. As lâmpadas LED, por sua vez, podem representar até 87% de economia na conta de luz, mas o seu custo ainda é muito caro no Brasil.

Por isso, recomendamos lâmpadas compactas fluorescentes que não esquentam e consomem bem menos energia. O meio-ambiente agradece e o seu bolso também :)

30-Year-Old-Storage-Unit-Apartment-in-Stockholm-1

 ***

Sobre apezinhos pequenos… Meu desafio: conseguir dividir o meu apê de um quarto em dois espaços: um para o casal e outro pra nossa filha de 8 anos. Sei que milagres vocês não fazem, mas… já me disseram que com marcenaria podemos aproveitar cada cantinho. Fica aqui meu helppppppp! Rosana Carvalho (carvalho.zana@gmail.com)

Arquilego: Olá Rosana, é super possível dividir um apartamento de 1 quarto em 2 espaços. Se você quer maior privacidade, sugerimos separar as divisórias com as famosas portas de correr ou combo de porta de correr mais estante para separar os ambientes. No entanto, se a privacidade não for tão importante, você pode usar septos vazados, meias paredes, estantes e meias estantes.

Se o seu apê tem pé direito duplo (teto mais alto do que o usual) podemos até pensar em fazer um quarto sobre um mezanino, transformando-o num lindo loft. Isso tudo aliado a um projeto de estrutura e de marcenaria vai permitir otimizar o espaço do apê. Acredito que a melhor solução para vocês que querem dividir o ambiente em 2 quartos e precisam de privacidade é de um painel de madeira com porta de correr embutida.

Mighty-Mouse-Apartment-1

*** 

Sobre azulejos… Tenho esse problema, aluguei um apezinho e apesar do banheiro ser enorme, pois o prédio não é tão novo, é todo de azulejo branco que já está gasto e muito feio. Por contrato não posso modificar, mas utilizando o contact quando sair do apartamento a remoção é fácil? Sem danificar o azulejo? Eduardo (edu.sampaio@gmail.com)

Arquilego: Ótima pergunta Edu! E entendo seu receio pelo apartamento ser alugado, mas vai por mim,  coloca os adesivos sem medo de ser feliz e dê uma nova aparência ao seu banheiro para esconder aquele azulejo sem graça antigo com desenhos que não agradam. Aposte nos adesivos vinílicos estampados. O material é lavável e não causa danos ao azulejo original após a retirada. De fácil aplicação os adesivos podem ser colocados por você mesmo. Basta escolher o seu modelo preferido, recortar na medida certa e mãos à obra.

Recycled-Shipping-Container-Guest-House-in-Texas-7

***

Sobre colagem de fotos na parede… Olá, gostaria de saber em que tipo de papel foi realizado a impressão das fotos. Posso mandar revelar as fotos ou é melhor impressão em papel? Na hora de colocar o spray de verniz não vai estragar as ftos? Ivete (ivagostini@gmail.com)

Arquilego: Olá Ivete, as fotos devem ser impressas em papel de foto mesmo e pode aplicar o jato de spray de verniz, sem medo. Ele não é a base de água e é especialmente produzido para dar acabamento e proteção às pinturas em telas sobre tintas a óleo ou tintas acrílicas e em trabalhos artesanais. São muito utilizados para proteger desenhos, plantas, documentos, layouts, fotos etc.

Depois de secos, deixam sobre o trabalho uma película transparente brilhante, fosca ou semibrilhante dependendo do tipo aplicado. Devem ser aplicados sobre a pintura completamente seca, em camadas finas, com movimentos constantes e uniformes a uma distância média de 30cm da peça, sempre na vertical.

Mad-Men-Star-Vincent-Kartheisers-Tiny-Hollywood-Home-1

 Nota do Apezinho: as imagens dos apezinhos do post são do HiConsumption.

Você também pode gostar de

2 Comentários

  • Responda Maria Ermelinda abril 24, 2015 at 6:14 am

    Bom dia,

    Tenho um corredor com 11 metros e uma porta em cada lado porém uma das portas já não tem utilização e eu gostava de a “esconder”. Como posso fazê-lo. Obrigada

  • Deixe uma resposta