decorar

Dicas para decorar um apartamento pequeno

outubro 21, 2017

Ao buscar por apartamentos para alugar é comum se atentar ao espaço disponível. Há quem prefira imóveis mais espaçosos, no entanto, há casos em que o melhor é investir em um apartamento pequeno.

Aí entra a questão: Mas se eu optar por um apartamento menor, vou poder investir em decoração? Ou terei que me contentar com o que tenho a disposição? O fato é que é possível sim deixar um ambiente pequeno confortável e investir em uma decoração legal.

Mas antes de mostrarmos algumas dicas de decoração de um apartamento pequeno, que tal entender porque um espaço menor pode ser uma melhor opção?

Por que escolher um espaço menor para viver?

A primeira vista pode não passar essa impressão, mas espaços menores proporcional mais conforto e qualidade de vida, principalmente para quem mora sozinho ou divide um apartamento com outra pessoa.

Foto: Shutterstock

A rotina corrida do dia a dia faz com que o tempo que se passa em casa seja cada vez menor, razão pela qual vale a pena apostar num espaço menor e investir em uma decoração que faça você se sentir a vontade.

Apartamentos pequenos e kitnets para alugar são boas opções tanto para famílias pequenas quanto para quem mora sozinho. Sem contar que o espaço se torna muito mais prático para ser limpo.

Kitnet ou apartamento pequeno: O que é melhor?

 Foto: Pinterest

Tenha em mente que kitnets e apartamentos pequenos são duas coisas diferentes, por mais que ao se falar em “apartamento pequeno” muitas pessoas imediatamente relacionem a uma kitnet.

Kitnets são espaços que contam apenas com quarto-sala, cozinha-lavanderia e banheiro. Já apartamentos pequenos são imóveis que contém apenas um quarto ou dois quartos, mas contam também com sala, cozinha, lavanderia e banheiro. Mas qual dos dois é melhor, e mais: Qual dos dois espaços é mais fácil de decorar?

Quando a kitnet é a melhor escolha… – Kitnets são ideais para quem mora sozinho e não vê necessidade em ter uma sala em sua residência. Ou seja, a pessoa utiliza o espaço para dormir e dificilmente irá receber visitas. A decoração nesse caso também é mais prática, já que é possível investir em objetos que poderiam estar tanto no quarto quanto na sala da casa – que no caso estão no mesmo espaço.

Quando o apartamento pequeno é a melhor escolha… – O apartamento pequeno é interessante para quem divide o apartamento com alguém, seja um amigo ou até mesmo um conjugue. O espaço é pequeno mas oferece conforto e é ideal para quem é mais jovem e quase não passa muito tempo em casa. A decoração nesse caso pode ser bastante diferenciada, apostando não apenas em móveis como também em quadros coloridos.

É possível alterar a decoração de imóveis alugados?

Alugar imóveis em Curitiba pode ser muitas vezes a opção mais prática para algumas pessoas. No entanto, surge então é dúvida: Posso decorar o espaço de acordo com o meu gosto ou devo deixar tudo conforme recebi do proprietário?

A verdade é que é possível sim investir em decoração em imóveis alugados, mesmo que de forma mais restrita. Você não poderá alterar a cor de paredes ou móveis que já estavam no apartamento sem a autorização do proprietário, mas pode investir em outros pequenos objetos e também em quadros para tornar o ambiente mais alegre.

Caso o imóvel conte com papel de parede ou alguma outra peça de decoração que já estava presente no momento em que se deu início ao contrato de aluguel o melhor é não mexer nesses detalhes. Tente negociar com o proprietário se é possível mudar algo, de qualquer forma precisará ser uma mudança sutil que agrade a ambos. Caso não seja possível invista nos detalhes menores, em objetos que poderão ser levados embora posteriormente, como quadros e vasos de flores, por exemplo.

Dicas de decoração para espaços pequenos

Quem já está vivendo em um apartamento pequeno ou acaba de decidir se mudar para um deve estar pensando como pode fazer para alterar a decoração desse espaço. Confira algumas dicas:

Aposte nos móveis funcionais – Quando for comprar algum móvel para seu apartamento, não leve em conta apenas seu gosto pessoal, mas também o espaço disponível. Sendo assim, vale a pena investir nos móveis funcionais, aqueles que podem ter mais de uma função no mesmo local ou no apartamento como um todo.

Uma banqueta pode ser utilizada como apoio de vasos de flores e também pode servir para deixar as revistas e jornais da casa.

Aposte nos móveis transparentes – Cor em excesso cansa a vista em um espaço muito pequeno. Então deixe a parte colorida para os quadros e pequenos objetos do apartamento. Para os móveis, como cadeiras e mesas aposte no transparente, que dá um toque mais leve ao ambiente.

Invista em pequenos quadros – Ao invés de preencher toda uma parede com um quadro enorme, aposte nos quadrinhos decorativos menores, aqueles que têm no máximo o tamanho de um porta-retratos. Assim é possível aproveitar melhor o espaço e contar com vários quadros diferentes em uma mesma parede.

Utilize utensílios de cozinha como decoração – Para aproveitar melhor o espaço da cozinha e ainda assim dar um toque diferenciado em sua decoração, utilize os próprios utensílios. Você ainda poderá utilizá-los posteriormente em suas funções originais, mas enquanto não são utilizados podem ser ótimos para decorar. Deixe talheres guardados dentro de copos diferenciados, que servirão como porta facas, garfos e colheres. Ou então os talheres maiores, como escumadeiras e conchas podem ficar pendurados na parede.

Invista em cores claras – Caso o apartamento seja seu, pinte as paredes com cores claras, pois elas passam a sensação de um espaço maior. Se o local é alugado, aposte em móveis com tons mais claros, como o branco, o inox e o transparente.

Aposte nos espelhos – Espelhos são um conhecido truque de decoração que dá a sensação de que o espaço é maior. No quarto coloque o espelho nas portas do guarda roupa ou ao lado da cabeceira da cama. Investir em móveis espelhados também é uma boa opção para quem quer ganhar a sensação de espaço maior em seu apartamento pequeno.

Você também pode gostar de

Nenhum comentário

Deixe uma resposta