decorar

Decoração planejada

outubro 19, 2015

Quando a gente sonha com nosso apezinho, pensamos imediatamente em um monte de qualidades, não é? “O meu cantinho será charmoso, original, simpático, bonito, ah, ele será cheio de personalidade!” Mas como colocar em prática o que queremos?

A equipe do Condomínio Terrara  criou um Guia de dicas práticas de decoração, que fala sobre como planejar a expressão de sua casa e dá várias recomendações que a deixarão muito especial. O material é dividido por ambientes, o que facilita nossa leitura. E pode ser baixado, eba!

O Guia nos inspirou a criar uma lista com alguns atributos de um lar apaixonante, dá uma lida!

Aconchegante – quando abrimos a porta de casa ou entramos em nosso quarto, queremos nos sentir tranquilos e em paz. Sentir-se aconchegado é mais do que pensar em conforto. É criar uma atmosfera de acolhimento e proteção. Ao decorar o seu novo endereço, pense nisso em primeiro lugar. Objetos, cores e tecidos que passem suavidade são muito bem-vindos!

Arejado – precisamos de energia boa circulando pela nossa moradia, com áreas livres para andar pelo quarto e poder puxar as gavetas do armário com facilidade. Em um pequeno apartamento os centímetros valem ouro! Conte com 60 a 70 centímetros nas laterais das camas e com 80 a 90 centímetros na frente do closet. E as portas de correr? Que invenção maravilhosa! Queremos todas as soluções mágicas que transformem nosso pedacinho em um canto mais amplo e cheio de ar puro!

6-sala-cozinha-apartamento-pequeno-toque-feminino

Iluminado – a iluminação interfere em como vemos e sentimos os espaços. É possível ampliar ou reduzir a sensação de tamanho dos metros quadrados e gerar uma percepção muito gostosa de conforto. Quem resiste à sombra sutil produzida por persianas ou cortinas semitransparentes? Mais ideias? Abuse das luminárias de mesa com luz mais quentinha e das arandelas nas laterais da cama ou sofá, se você não puder colocar criado-mudo. E valorize seus objetos mais queridos com pontos de luz. O efeito final será lindo, difícil será sair de casa!

Planejado – peças planejadas são uma ótima solução para quem tem um pouco mais de dinheiro. Elas existem para aproveitarmos os cômodos ao máximo, embutir coisas, guardar MUITAS outras, criar nichos, transformar estantes em closets, são muitas as possibilidades criativas. Dica de ouro: uma porta de espelho no armário do quarto é muito útil, quem há de negar!

Small-Apartment-That-Speaks-Volumes-9

Prático – pessoas organizadas têm mais tempo. Apezinhos práticos têm mais espaço e talento! Avalie a possibilidade de comprar móveis multiuso, caixas organizadoras, prateleiras, nichos, baús e cestos. Pense também em escolher tecidos e peças fáceis de limpar. E seja criterioso nessa manutenção. Aí é correr pra rede pra ler um bom livro ou tirar uma soneca ou chamar os amigos pra aproveitar a vida! 

Colorido – cores neutras e tons pastéis são ótimos para a base da sua decoração. Um bom começo? Cortinas e tapetes, por exemplo. Mas os detalhes em tons vivos ajudam a quebrar essa tranquilidade!  Escolha alguns deles e teste. Um recado: vermelho e roxo afetam o sono e diminuem o tamanho do quarto, use-os com moderação. Em poucas palavras? Branco-paz, laranja-força, amarelo-alegria, verde – saúde, azul – serenidade, lilás – inspiração, roxo – espiritualidade, rosa – romance e vermelho – paixão. Inspire-se!

shutterstock_73332016

Diferente – trate-o de forma inusitada e com humor! Ele é o seu reflexo. Quadro no banheiro, coleções lúdicas na sala, papel de parede inusitado, espelho na cozinha, vale a sua vontade. O amarelo pode ser amigo do bege. As fotos vão parar em um varal. Decorar é se divertir. Não se reprima!

Curtiu? Aproveite o embalo e leia o Guia de dicas práticas de decoração agora. Ele está uma graça e vai ajudar a deixar o seu cantinho charmoso, original, simpático, bonito e, ah, cheio de personalidade! :)

5

 

Você também pode gostar de

1 comentário

  • Responda Grazi outubro 24, 2015 at 4:38 am

    Oiii!
    Amei!! Ótimas dicas :)
    Beijos

    construindominhacasaclean.com

  • Deixe uma resposta