decorar

Decoração com economia

maio 14, 2015

Ser sustentável é uma das tendências do momento – e além de ótimo para o planeta isso pode ser muito bom para você e para o seu bolso. Na hora de decorar sua casa, opções de decoração ecológicas podem custar menos do que você imagina e representar uma grande economia, especialmente a longo prazo. Separamos algumas maneiras práticas para decorar de forma sustentável, veja só:

Considere o tempo de vida dos móveis – Ao comprar móveis novos, pense no tempo de vida que ele vai ter. Você pode pensar que pode ser mais econômico comprar um sofá barato, mas se você tiver que trocá-lo em alguns anos, vai perder duas vezes: primeiro comprando de novo e segundo por mandar mais um sofá para o lixo. Peças de boa qualidade são melhores a longo prazo – tanto para você quanto para o planeta.

Por exemplo, para comprar meus móveis para cozinha eu chequei o que é tendência nos catálogos de lojas de fora do país e procurei similares no Brasil. Aproveite promoções para comprar móveis com qualidade sem gastar muito dinheiro. Assim você terá produtos bons, bonitos e que vão durar muito tempo.

Untitled design (3)

Recicle – Pouca gente sabe mas para cada lata de lixo que sai da nossa casa, as industrias geraram outras sete durante o processo de produção. Esse é um dos motivos que reciclagem e reutilização são tão importantes. Medidas simples como usar produtos reutilizáveis e separar o lixo para coleta podem ser cruciais para diminuir o impacto do homem no ambiente.

Untitled design (6)

Encoraje o desenvolvimento de animais – Quando for criar uma decoração atraente para a área externa da sua casa, você pode planejar envolver os animais que vivem nos arredores. Considere usar mobílias que atraiam os animais e inclua casas de pássaros ou alimentadores. Nada deixa uma decoração mais atraente do que cores e sons naturais. Existem muitas estratégias para atrair pássaros que você pode planejar na sua decoração.

Use temporizadores – Claro que é indispensável iluminar sua casa, mas deixar as luzes acessas pode ser um desperdício de energia. Adquira alguns temporizadores e os programe para que as luzes liguem e apaguem nos momentos mais eficientes.

Untitled design (4)

Mantenha um jardim – Talvez você não seja a pessoa mais verde do mundo mas criar um jardim e mantê-lo pode te dar um outro nível de cuidado com o planeta. Plante alguns vegetais que crescem depressa e você goste, como alface ou cebolinha. É ótimo criar uma pequena horta de ervas e temperos, mesmo que seja dentro de casa – além de ajudar o meio ambiente você ainda vai ter opções muito mais saborosas para cozinhar.

Untitled design (5)

Seja vintage – Investir em peças de segunda mão – pode ser roupas, móveis ou acessórios de decoraçãoo – reduz seu consumo pessoal e ainda podem adicionar charme e estilo para sua casa. Itens realmente vintage são ótimos para decorar e você encontra por preço muito mais acessível em lojas de usados.

Bia Gonzalez: carioca, arquiteta, apaixonada por internet e blogueira do Decorafino.

Nota do Apezinho: as imagens encantadoras desse post são daqui.

Você também pode gostar de

1 comentário

  • Responda Sonia junho 2, 2015 at 10:11 am

    E a primeira vez que acesso seu blog,e achei encantador!

  • Deixe uma resposta