decorar

Cozinha externa vale a pena?

novembro 9, 2017

A Jacque nos procurou perguntando se podia colaborar com o Apezinho. Que era jornalista recém-formada e queria escrever sobre temas que as Pereiras adoram. “Mas claro que sim! Vamos fechar uma pauta bacana. Aproveita e conta um pouquinho sobre você pros nossos amigos.” Aí veio a resposta: “Bom, eu sai do interior de São Paulo aos 17 anos para fazer faculdade em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Não tinha absoluta certeza de que era jornalismo minha vocação, mas com o apoio dos meus pais eu decidi arriscar.

Foram quatro anos amando e odiando essa profissão, mas hoje formada sei que não poderia ter feito outra coisa. Foi, e ainda continua sendo, um desafio e tanto morar sozinha e tão longe de casa mas não me arrependo em nenhum momento da minha decisão. Hoje divido a vida com meu gato Simba e meu namorado, que é minha família e meu porto seguro. E todo dia acordo com a sensação de estar vivendo o melhor momento da minha vida.

Adoramos. Seja bem-vinda, Jacque! Seu post sobre cozinhas externas ficou bem legal. Volte sempre!

***

Ter uma área externa para reunir os amigos e família pode ser um bom investimento. Os condomínios fechados crescem cada vez mais no Brasil. Em busca de mais espaço, privacidade e segurança, as pessoas optam por lugares mais afastados dos centros das cidades, que antes eram preferência, por casas em condomínio fechado mais distantes, mas com muitos benefícios.

A escolha de construção ou compra de casas em condomínio fechado vem com uma série de vantagens. As casas, normalmente bem maiores do que residências situadas em centros urbanos possibilitam uma série de opções de arquitetura e disposição de ambientes.

Uma opção que vem se destacando é a possibilidade de ter uma cozinha externa. Pela privacidade e segurança dos condomínios, muitas pessoas optam por construir suas cozinhas junto aos seus quintais e áreas abertas, possibilitando uma maior interação com o ambiente externo da casa, e fazendo da cozinha, um ambiente de lazer.

Para ter uma cozinha externa em casa você precisa de espaço, uma das características de casas construídas em condomínios fechados. Vista como uma forma de receber melhor os convidados, a cozinha externa permite que as pessoas não fiquem confinadas em um só cômodo.

Esses ambientes unem cozinha, varanda e sala em um ambiente integrado, com inspirações de casas de praia e de fazenda. Cada vez mais bonitas e bem decoradas, as cozinhas são um ambiente de interação na casa. Vale ressaltar que é possível, além da cozinha externa, ter também uma cozinha interna na casa.

Há muitas vantagens em construir sua cozinha integrada ao ambiente externo. Além de deixar o ambiente interno mais limpo, aliado a praticidade, o bem estar e os momentos de relaxamento e integração são características marcantes nas cozinhas externas. Muitas vezes com móveis como sofás e espreguiçadeiras, esse ambiente propicia momentos de relaxamento junto às refeições.

Há quem também prefira cozinhar próximo a natureza, algo que é possível com seu ambiente externo. O fato de deixar um ambiente do dia a dia com mais conforto faz com que tarefas diárias, como cozinhar, sejam menos estressantes.

Como seus alimentos serão preparados em um ambiente externo, ao ar livre, deve-se ter alguns cuidados com as cozinhas externas, que servem também como parâmetro na decisão de ter ou não um ambiente deste para fazer as refeições e para o lazer. Os alimentos devem ser bem acomodados para que não fiquem a disposição de animais e insetos, mais suscetíveis em ambientes abertos.

DIY-Outdoorküche mit weiß lackierten Küchenunterschränken auf gefliester Sommerterrasse

Além disso, para garantir a higiene da sua cozinha é necessário garantir a higiene de todo ambiente externo, o que demanda mais tempo e trabalho na organização e limpeza da casa. É necessário também um cuidado maior com a escolha dos móveis, já que mais suscetíveis aos fenômenos da natureza por estar ao ar livre, podem durar um pouco menos.

Não tenho como fazer uma cozinha externa!

Bom, nem todo mundo tem condições de fazer esse tipo de reforma em casa, apesar de ser um ótimo investimento. E é muito comum as cozinhas tanto de casas quanto de apartamento serem bem pequenas e se mostrarem um desafio na hora de decorar.

Por isso separei esse vídeo que dá algumas dicas de como você pode soltar sua criatividade na hora de decorar uma cozinha. Dá só uma olhada!

https://www.youtube.com/watch?v=KWgF6ct_-B8

Você também pode gostar de

2 Comentários

  • RespondaCarla Maianovembro 12, 2017 at 10:05 pm

    Esse artigo me deu várias ideias do que fazer com uma área externa de minha casa.
    Parabéns!!

    • Daniela Pereira
      RespondaDaniela Pereiranovembro 14, 2017 at 6:55 pm

      Opa, que bom, Carla! Beijos carinhosos das Pereiras!

    Deixe uma resposta