decorar

Colab55

fevereiro 9, 2015

A gente conversou com a Eduarda, Barbara e Breno, novos amigos e criadores do Colab55, um site cheio, cheinho de artistas contemporâneos maravilhosos, que nos deixaram muito impressionados com a qualidade e diversidade dos trabalhos expostos.

Posters, canecas e almofadas (além de camisas e cases). A variedade de produtos é bem grande e o preço bacana. Difícil é escolher! São centenas de possibilidades para decorar o seu apezinho! Leia o nosso papo e encante-se com o projeto. Ah, nós não ganhamos pra fazer esse post, escrevemos foi por gosto!

Boa leitura!

Como vai o mercado de arte e design no Brasil? Estar mais acessível é
uma tendência? Crescendo! E em todas as áreas: decoração, arquitetura, web, exposições, ateliês, moda…  Estar mais acessível é uma tendência, tanto quanto dar voz aos pequenos e escapar da produção em massa! Juntamos todos esses conceitos e queremos que cada artista e designer do Brasil consiga levar seus trabalhos para as mãos de quem curtir, sob demanda, quase que artesanalmente.

Como começou o projeto? Com uma mistura de ideias e de backgrounds. Barbara cresceu em meio a telas de serigrafia e tecidos mil e o Breno sempre quis personalizar o mundo. Uma designer com background em TI e um desenvolvedor com um pezinho no design queriam unir arte e tecnologia e fazer produtos da vida real. A Colab virou verdade com a chegada da Eduarda, que faz a ponte com artistas e usuários, além da comunicação e curadoria. A união das três forças no momento certo fez com que conseguíssemos acreditar e transformar ideias e vontades em realidade.

Deep blue

Poster: @robsonborges, almofadas: @teresa e caneca: @koning.

Vocês trabalham com quantos artistas atualmente? Como um artista pode
vender o seu trabalho no site? Com dois meses de mercado, já contamos com mais de 1300 trabalhos de 150 artistas de diferentes estilos. Para eles é muito simples vender através da Colab. Basta que eles adequem suas artes aos formatos específicos dos produtos que vendemos que são pôsteres, almofadas, canecas, cases, adesivos e camisas. A gente se responsabiliza por todo resto: da produção ao atendimento. Cada artista possui um Studio personalizado e pode escolher as artes que quer exibir e, inclusive, o preço final de venda dos produtos.

Qual é o perfil dos visitantes do site? São pessoas que buscam novidades. Há uma carência no mercado de marcas que valorizem a singularidade. Na Colab não é o visitante que se adapta ao que tem, diferentes estilos e gostos são atendidos pela diversidade de trabalhos que temos. Falando mais particularmente, são jovens que buscam dar um toque especial e personalizado em seus espaços ou em seus looks. Por vezes estão montando apartamento ou são trendsetters que adoram peças originais e de qualidade.

Fish & Flowers

Poster: @pomb e almofada: @nikolanupra.

Vocês curtem sites de arte/design? Teriam dicas de perfis interessantes pra
gente seguir? Muito! Os que estão em nosso feed: ArtsyDesign TaxiCo.Design, pra inspirar, olhamos o FPO: For print only e o Art of the Menu e curtimos muito as maravilhosas entrevistas do The Great Discontent. Também passeamos muito pela web, incluindo Dribbble e Behance, em busca de artistas, fotógrafos e designers nacionais.

E as pessoas que curtem os produtos que vocês vendem, mas não conhecem o site, como elas podem aproveitar ao máximo a sua primeira visita? A primeira visita deve ser exploratória. Então nossas dicas para aproveitamento total (!) seriam:

1)     Navegue loucamente pelo site

2)     crie um login (usando suas redes sociais, super fácil

3)     favorite o que gostar mais,

4)     siga seus Studios preferidos

5)     faça uma primeira compra sem medo: seja um poster ou um adesivo, temos certeza de que quando seu produto chegar, ele será incrível.

Ah,

6)     se tiver dúvidas, diante de tantas coisas legais, busque nossas coleções

7)     se quiser namorar um pouquinho alguns produtos antes de comprar, salve seu carrinho com os lindos pra mais tarde!

Run for lights

Poster (fotos): @amorimrafael, Poster (amarelo) e adesivos: @nikolanupra e almofadas: @simoneschaustz.

E as pessoas que não se sentem prontas pra escolher sozinhas, existe alguma consultoria? Já curamos as artes do site de acordo diversos fatores: qualidade para impressão, popularidade, relevância do Studio em nosso site e das tags usadas para descrever a arte, para citar alguns exemplos. Assim, facilitamos a escolha! Mas estamos, pouco a pouco, trazendo novos filtros para o site, como o filtro de cores, e criando diversas coleções para ajudar ainda mais!

Se pudessem destacar cinco obras, “objetos de desejo”, que gostariam de ter na galeria, quais seriam? Não temos necessariamente “objetos de desejo”, mas cobiçamos alguns artistas sim. Rs São artistas que admiramos e acreditamos que o trabalho ficaria incrível aplicado aos produtos da Colab. A gente sempre brinca que adoraríamos ver Os Gêmeos criando um Studio na Colab. Mas hoje queremos mesmo é mostrar para o mundo o trabalho de todos os artistas, fotógrafos e designers talentosos. Temos um outro tipo de objeto de desejo: os produtos que queremos lançar em breve. A lista é grande e de pouquinho em pouquinho a gente chega lá!

E os cinco artistas do coração? Vale de qualquer nacionalidade! Que difícil! Para não falar dos maravilhosos que estão entre os 150 da Colab, e ficando só entre os contemporâneos, somos fãs do William Kentridge, do Richard Avedon, do Banksy, do David LaChapelle e Alex Senna (outra lista quase infinita!). 

Sounds like music

Posters: @arifaj, adesivo: @tobefonseca, almofada Jonhy Cash: @paulomonnerat e almofada estampada: @ttdidier.

Sabemos que é ruim destacar um ou outro artista, mas gostaríamos de
ilustrar o post com a obra de alguns, vcs podem nos ajudar na seleção? Adoramos os seguintes Studios: @koning, @flora, @tobefonseca, @pomb, @zildu e @fabiolagreco.

Nota do Apezinho: Sabe de quem são as imagens da imagem do topo? Poster (esquerda para direita) – @flora, @malenaflores, @koning e @tobefonseca. Almofadas (esquerda para direita) – @collagevallente e @nika.

Não deixe de conhecer o trabalho de dois amigos muito muito queridos e cheios de talento: o @andredecastro e o @dialogosdebolso (do Edu Araujo). <3

Você também pode gostar de

1 comentário

  • Responda Arthur W. Presser fevereiro 11, 2015 at 11:01 am

    Muito legal! É um projeto inspirador e inovador no mercado brasileiro!

    Parabéns aos idealizadores e vida longa ao Colab55! :)

  • Deixe uma resposta