decorar

Casa das Amigas

agosto 26, 2013

Ana, Lola e Cami são super companheiras! Tudo começou na Universidade Estadual de Maringá, curso de Arquitetura. No finzinho da faculdade, elas criaram o blog “Casa das Amigas” pra falar sobre o que mais gostavam: arquitetura, decoração, design e moda.

O projeto deu muito certo e está fazendo 1 ano no dia 28 de agosto! As meninas estão numa alegria só! Para comemorar a conquista, conversamos com nossas vizinhas, que são muito queridas e dão muita força para o nosso Apezinho! Parabéns, Amigas! 

A Casa das Amigas está completando um ano de vida, parabéns! O que mudou de lá pra cá na vida de vocês e nos assuntos pelos quais vocês se interessam?

Muita coisa mudou, no começo o blog era um hobby, uma distração e uma fonte de inspiração pra “fugir” do tcc… Hoje, como lidamos com projetos e criação diariamente, mudou nossa maneira de entender a decoração e a arquitetura, passamos a ver com outros olhos pra passar pros leitores uma forma prática de adaptar as tendências ao cotidiano. Nós sempre gostamos de pesquisar e nos inspirar na internet, então achamos que isso só se aprofundou com o tempo de vida do blog!


meninas

São três arquitetas e amigas de longo tempo. Como é o estilo de decoração de cada uma?

Desde o começo da universidade já nos identificamos, acreditem! Nosso estilo de decoração é bem parecido, a convivência leva à semelhança, não é mesmo?! Às vezes tem alguma coisinha que uma não gosta tanto, mas com o tempo vai se acostumando e depois passa a amar!

Gostamos muito de objetos de design para valorizar o ambiente, base neutra e pontos de cor dando o toque final, seja em paredes, alguns adornos, etc. Na verdade, não existe um estilo específico, normalmente é uma “mistura”, de vintage com romântico, ou ainda um moderninho minimalista… Varia muito com a proposta e o objetivo final!


São quase 10 mil fãs no Face (além dos que seguem vocês no Instagram e Pinterest)! Quem são eles e o que procuram ao seguir a Casa? Quais são os posts que mais despertam a atenção dos leitores?

Acho que como em (quase) todo blog, os primeiros seguidores foram os nossos familiares e amigos (risos). Mas hoje é um público mais abrangente, são pessoas que gostam de decoração, mas que seja aplicável ao dia a dia, pessoas que querem se inspirar e colocar em prática as ideias que colocamos no blog. Além disso, por ser um público, em sua maior parte, feminino, procuramos relacionar a decoração com a moda, algo bem usual, e esses posts se destacam bastante no blog.

Vocês cultivam uma boa vizinhança com outros blogs. O que vocês aprendem com eles?

Não só no mundo real, mas também no virtual, a “política da boa vizinhança” é sempre bem vinda. Nós temos uma lista enorme de blogs pra visitar semanalmente, e neles podemos ter nossas inspirações, acreditamos que é sempre bom se renovar, ver conteúdos diferentes, formas distintas de enxergar o mesmo assunto e até mesmo de fazer novas descobertas, com novos sites, projetos, lojas, materiais.

Se a Casa das Amigas fosse física como ela seria?

Essa pergunta com certeza é uma das mais difíceis de responder… Nós temos tantas ideias, tantos projetos, tantos estilos “preferidos”, que seria difícil unir tudo num lugar só!!! Mas seria um pouco do moderno, com toques vintage, cadeiras de design, flores, espelhos… E mais algumas coisinhas! Conseguem imaginar??

umanoQual a tendência atual de arquitetura, decoração e design?

Hoje temos tantas vertentes e tantos gostos distintos, que a tendência não poderia ser de um estilo único. Pra nós, a decoração e o design clean, moderno, mesclado com peças clássicas (podem ser releituras, com mais cores e misturas de estampas), é, com certeza, uma tendência fortíssima.

Já na arquitetura, o uso de linhas retas continua em alta, e a questão da sustentabilidade, de reaproveitamento de materiais, são destaques na atualidade.

Quais são as referências de vocês? Perfis, revistas, livros, o que quiserem!

Até pela praticidade e rapidez, a internet hoje é um “prato cheio” para as nossas referências. O Pinterest é a nossa maior fonte, mas com certeza nossos “blogs amigos” também nos fornecem muita informação e inspiração. Tem as feiras e mostras de arquitetura e decoração, como a Casa Cor, Mostra Black, entre outras, que nos mantém por dentro de todas as novidades e tendências que vem por aí.

Seus objetos de desejo são…

O apezinho, com todo design que couber dentro!!!

As suas últimas descobertas foram…

As últimas descobertas maravilhosas foram: washi tape, party design, spray (pra pintar garrafinhas, móveis, objetos decorativos, porta retrato… TUDO!!), e mais washi tape!!!! hahaha

florO que vocês falariam para uma pessoa que está saindo de casa e não tem muito dinheiro pra gastar na decoração do seu apezinho?

Quando o espaço for bem reduzido, se der para consultar um arquiteto e fazer um projeto bem pensado, vai ajudar muito. Os móveis planejados ajudam a otimizar os espaços e ganhar milímetros que fazem toda a diferença! Mas se não der, o que vale é ter um lugar que combine com você, com seu estilo, e pra isso é importante procurar peças que tenham a sua cara. Pra reduzir custos, vale reaproveitar pallets, caixas de feira, móveis antigos… Tudo pode ser reformado e reutilizado. Basta ter criatividade, colocar um pouco de cor (seja com tinta, spray, ou até mesmo um tecido) e vida!

Uma Casa inesquecível é aquela que…

…te dá mil oportunidades de decorar, inventar, sonhar, e poder reunir tudo e todos que amamos!

Nota do Apezinho: conheça todos os endereços das nossas amigas! Blog, Facebook, Pinterest, Twitter e Instagram.

As fotinhas do post foram tiradas pela Lia Matias.

Você também pode gostar de

10 Comentários

  • RespondaJaqueline Konsagosto 26, 2013 at 4:51 pm

    Acompanho o blog das meninas diariamente!!
    É muito inspirador!!Parabéns pela matéria.
    Beijos

    • Daniela Pereira
      RespondaDaniela Pereiraagosto 29, 2013 at 12:10 pm

      As meninas são umas graças, ne Jaque?

      Vida longa à Casa das Amigas!

      Beijos!

  • RespondaCamila - Casa das Amigasagosto 26, 2013 at 8:51 pm

    Muito obrigada Dani e todo pessoal do Apezinho, vizinhos lindos! <3
    Adoramos participar por aqui, acompanhamos desde sempre o trabalho de vocês e é uma honra aparecer por aqui…Muito sucesso para todos nós!! hehehe

    Beijos!

    • Daniela Pereira
      RespondaDaniela Pereiraagosto 29, 2013 at 12:11 pm

      Sucesso, Cami! Estamos na torcida!

      Beijos carinhosos dos Apezinhos!

  • RespondaSandra Giudiceoutubro 2, 2013 at 3:42 pm

    Sou administradora de obra e faço um curso de técnico de edificações, adoro decoração, projetos arquitetônicos e design. Quero receber dicas de vocês! Sucesso!

  • RespondaPortal do Montadormarço 20, 2015 at 11:29 am

    Ótima sua criatividade!…Parabéns!

  • RespondaMontador de Moveis Campinasfevereiro 21, 2017 at 10:09 pm

    Trabalho muito em apartamentos e em alguns que vou fico impressionado como voces arquitetas e decoradoras conseguem fazer milagres em apartamentos tao pequenos.
    Parabens pelo blog muito bom!

    • Daniela Pereira
      RespondaDaniela Pereiramarço 1, 2017 at 5:19 pm

      Muito obrigada! Essas meninas são ótimas mesmo! <3 Beijos e volte sempre!

    Deixe uma resposta