decorar

Apezinho alugado

julho 20, 2014

O convite chegou por email e foi muito bem recebido! O jornal O Globo queria fazer uma matéria sobre maneiras de deixar a casa acolhedora mesmo morando de aluguel. Chamamos a amiga Simone, nossa consultora de decoração e criadora do blog Meu Estilo Decor, para nos ajudar na empreitada.

Segue a resposta da querida!

Minha recomendação para quem mora em um local provisoriamente, mas quer se sentir em casa, é usar peças que adicionam personalidade e podem ser facilmente levadas para outro endereço. A ideia é criar “camadas” sobre o “decor basicão” que predomina nos imóveis de aluguel.

decoração_apezinho_alugado1A primeira camada seria adicionar cor, já que geralmente o espaço é bastante neutro, branco ou bege. Minha sugestão é incluir tecidos estampados e coloridos através de cortinas de varão, almofadas e outros tecidos, como mantas, colchas e até mesmo lenços, que podem ser usados para dar um “up” em sofás, poltronas e camas ou ser penduradas na parede e substituir uma obra de arte sobre o sofá ou a cabeceira da cama.

 

 

Cortinas e almofadas com estampadas variadas e preço acessível são facilmente encontradas em home-centers. Para as mantas e lenços, vale garimpar o guarda-roupas (seu e da sua família) e brechós.

decoração_apezinho_alugado2

A segunda camada é incrementar a iluminação com pontos de luz alternativos ao fatídico ponto de luz central no teto. Use luminárias de piso e de mesa espalhados pelo ambiente ao lado de sofás e poltronas e sobre aparadores e mesas de apoio. Uma única luz vindo de cima, tende a “chapar” o ambiente, ao passo que várias fontes de luz dão profundidade e nuance, deixando tudo mais aconchegante. E, por favor, substitua as lâmpadas de luz branca e fria por luz amarelada e quente.

decoração_apezinho_alugado3

Uma terceira camada, que muitas vezes é deixada de lado mas que é responsável pela “alma” da casa é o que eu chamo de “sinais de vida“. Exponha seus tesouros particulares, aqueles objetos que traduzem quem você é e te fazem sentir acolhido. Pode ser uma coleção, suvenires de viagem, fotos de família, os desenhos dos seus sobrinhos, qualquer coisa que tenha significado para você.

O importante é acomodar os seus tesouros de uma maneira organizada sobre uma superfície que pode ser uma parede, uma estante, um aparador ou você pode criar um cantinho especial para eles instalando uma prateleira facilmente comprada em home-centers, sobre o sofá ou a TV.

decoração_apezinho_alugado4

Não deixe de acrescentar uma dose de humor e de “esquisitice” ao seu decor, um elemento inesperado tem o poder de fazer as pessoas se sentirem a vontade. Espero que possa ajudar e se precisarem de algo mais é só falar. Foi um prazer colaborar.

decoração_apezinho_alugado5

Leia aqui o post do Globo. E aqui mais posts assinados pela Simone: O que fazer?, Transformação, Fotos na parede e Meu Estilo Decor.

A almofada da imagem do topo do post é da Collector 55. Não, não é jabá! :)

Você também pode gostar de

4 Comentários

  • Responda Amanda julho 28, 2014 at 6:37 am

    Show de dicas!

  • Responda Estudante julho 28, 2014 at 11:47 pm

    Olá galera , sei que não tem nada a ver com o post mas gostaria de saber se voces podem me ajudar.
    A situacao é: Sou estudante ( sem dinheiro ) e moro em uma casa que faz parte de um grupo de casas , que anteriormente era uma casa maior que foi dividida em alguns “2 comodos” e o meu quarto é o que costumava ser a cozinha da casa original , ou seja , é de azulejo ( muitos deles rachados , velhos e etc ) visualmente é muito ruim e eu tenho vergonha em receber pessoas aqui ( moro a um ano e a única pessoa que aqui esteve foi a minha mãe ). Então gostaria de saber , como proceder para aliviar esse aspecto ? Quais mudancas eu poderia fazer , tendo em vista que aqui é alugado e eu pretendo sair assim que melhorar a minha situacao financeira ?

    Desde já grato a quem se disponha a me ajudar.
    PS.: Eu moro em SP capital.

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira julho 29, 2014 at 12:44 pm

      Olá Estudante, vamos enviar sua dúvida para a nossa consultora, ok? Damos notícias! Beijos e boa semana!

  • Responda Lane agosto 10, 2014 at 8:23 am

    Ao Estudante:

    Use adesivos, são lindos, práticos e baratos!

  • Deixe uma resposta