contar

Quer aprender a tocar violão?

março 3, 2015

Animar o encontro dos amigos no apezinho ou fazer serenata para impressionar aquela gatinha. Não importa o motivo, sempre ouço ‘me ensina a tocar violão?’. Não sou professor de música, mas sempre tive vontade de ensinar. E se você tem vontade de aprender, a hora é agora. Sabe por quê? “Não tem mais desculpa para não aprender: o conhecimento está disponível na Internet, aberto e de graça“, disse o professor Ronaldo Lemos. Fico assustado quando lembro que aprendi a tocar com revistas impressas da banca de jornal. E não tem tanto tempo assim (a careca disfarça meus 20 e tantos anos de idade).

Ampliar o repertório ficou mais fácil quando descobri dois sites: Cifraclub e Cifras. Lá tem tudo que você precisa: a letra da música completa com os acordes, representados por letras, logo acima de sílabas específicas. A letra A representa a nota Lá. B é o Si. C significa Dó. E assim sucessivamente: D – Ré, E – Mi, F – Fá, G – Sol. Toque ou clique na letra para o acorde aparecer na tela.

Como escolher um violão, como afinar o instrumento? Os sites também têm vídeo-aulas com várias dicas. Na década de 1990, Legião Urbana era obrigatório em qualquer roda de viola, bem mais que ‘toca Rauuuuul’. Já ouviu falar que todas as músicas do Renato Russo têm três acordes? É mentira, na verdade são quatro. Independente do seu estilo, tem sempre uma música fácil de tocar (ou a versão simplificada da cifra).

Por exemplo:

Só pra contrariar: Que se chama amor

Tim Maia: Gostava tanto de você

Legião Urbana: Tempo perdido

Nirvana: Come as you are

The Cure: Boys Don’t Cry

Bob Marley: No woman no Cry

Obs.: a primeira da lista não está lá por acaso. É a certeza do sucesso em qualquer encontro, pode confiar. Aprender a tocar violão é chato no início, mas aumenta o som, toca junto e não desiste. Ah, lembra do seu vizinho, que geralmente tem o gosto musical bem diferente do seu.

Boa sorte! Depois que aprender os primeiros acordes, conta pra gente sua experiência, fechado?

Nota do Apezinho: Olha o Emílio cantando!! Que se chama amor e All Star.

Não deixe de ler A arte de ouvir música no apê, post delicioso da Chris!

As lindas imagens de ambientes com violão foram encontradas aqui.

Você também pode gostar de

Nenhum comentário

Deixe uma resposta