contar

Plante uma árvore

março 6, 2014

Diz o ditado popular que uma pessoa fica completa quando planta uma árvore, tem um filho e escreve um livro. Para quem quer seguir a tradição e dar conta de pelo menos um terço de seu legado, ajudando a humanizar e embelezar a cidade, além de contribuir para a neutralização da emissão de carbono gerada pela ação do homem, seguem dicas bem úteis.

Como plantar

019ef14b870abb776abf98bb2f72364fA recomendação para o plantio de árvores e arbustos é cavar um buraco três vezes mais largo que a raiz, não maior do que isso. As raízes devem repousar em chão sólido para suportar o peso da planta. Após a planta estar no chão, suporte-a com cuidado se ela parecer instável.

Na maioria dos casos, dois ou três suportes posicionados fora da raiz central serão suficientes. Suportes mais altos podem ser necessários para apoiar árvores com troncos finos. Durante o primeiro ano de crescimento, árvores recentemente plantadas, arbustos e vinhas precisam ser irrigados mais regularmente do que plantas estabelecidas. Irrigue completamente, encharcando o solo por inteiro, então deixe o solo quase seco antes de irrigá-lo novamente.

Tipos de árvore

shutterstock_96193727Quando o espaço é grande, a definição de que árvore plantar acaba dependendo muito do gosto de cada pessoa, se ela deseja usufruir de frutos ou só quer sombra, por exemplo. Mas se vai plantar em uma calçada, cuidados maiores precisam ser tomados.

Goiabeiras, aroeiras e pitangueiras são exemplos de árvores de pequeno porte. Araçá, jaborandi e salseiro, de médio porte. Pinheiro, jaboticabeira e paineira, de grande porte. O fícus, uma árvore muito popular, tem raízes agressivas quando cresce, que podem destruir o calçamento. Os ipês são mais amigáveis e muito bonitos, quando florescem. E as patas-de-vaca, menos conhecidas, também dão uma bela sombra, sem criar problemas.

Nota do Apezinho: você gosta desse assunto? Temos alguns posts bem legais, dá uma olhada!

 

999634_852658071428052_947044990_nA Bel nos apresentou essa página que ensina tudo sobre flores, veja que lindeza!

 

 

 

 

 

 

Você também pode gostar de

Nenhum comentário

Deixe uma resposta