contar

Do seu jeito

março 22, 2017

Medium, sempre ele! Nossa rede preferida é cheia de textos inspiradores. Vários posts do Apezinho são traduções do que encontramos por lá e nos apaixonamos. Esse post, do Benjamin P. Hardy, fala sobre sugestões de bem viver. São cinquenta ideias ao todo. Eu e Biba traduzimos livremente as primeiras 25, as outras vêm em breve! Esperamos que você curta e que elas, de alguma forma, te motivem a mudar comportamentos e rotinas.

Boa leitura. E transformação! :)

***

Pare de consumir cafeína – Achamos que “funcionamos” melhor consumindo cafeína, mas isso não é verdade. Somos tão dependentes, que encontramos uma boa explicação pra não nos distanciarmos das xícaras de café ou copos de mate. Acha absurdo? Nossa energia deve vir de dentro e não de estimulantes externos. Saúde, alimentação saudável, um bom sono e exercícios frequentes produzem altas quantidades de força com qualidade infinitamente superior a da cafeína.

Dê tchau para o cafezinho e veja o que acontece! Crie um “placebo” natural para substituí-lo temporariamente (um suco, água de coco). Depois de alguns dias você vai estar mais confiante e será capaz de viver sem ele.

Ore ou medite de manhã, ao meio dia e à noite – Em uma recente entrevista no evento Genius Network, Joe Polish perguntou para o Tony Robbins o que ele fazia para se manter focado: “Você medita?” Tony respondeu que em vez de meditar, ele tem uma rotina de manhã que inclui exercícios de respiração e técnicas de visualização que o mantêm em estado de foco e clareza.

Eu oro e medito todos os dias. Meus melhores resultados chegam quando:

Minha oração e meditação matinal são motivacionais.
Minha oração e meditação da tarde são de avaliação.
Minha oração e meditação da noite são de reflexão.

Leia um livro por semana – Consigo concluir um audiobook por semana quando o ouço no trânsito ou mesmo andando. Tire de 15 minutos a meia hora diariamente, toda manhã, para absorver informações inspiradoras ou informativas. Depois de um tempo, você terá mais conhecimento, verá o mundo de forma diferente e será capaz de fazer novas conexões.

Tenha um diário – Esse hábito vai mudar a sua vida. Seu caderno vai…

Clarear suas emoções
Detalhar sua história
Estimular sua criatividade
Melhorar seu aprendizado
Ajudar a criar o futuro que você quer
Acelerar sua habilidade para atingir suas metas
Aumentar sua gratidão
Aperfeiçoar sua escrita
E muito mais…

Cinco minutos são mais do que suficiente. Greg McKeown, autor do livro Essentialism, recomenda que escrevamos menos do que a nossa vontade. Poucas frases ou parágrafos. Assim evitamos abandonos precoces do bom hábito.

Namore, more junto, case… – “Dentre todos os conselhos de produtividade e sucesso que tenho lido na última década, nunca li alguém dizendo encontre alguém que te complementa e te faz melhor”, Ryan Holiday.

Faça uma lista de objetivos e cuide dela – O que você quer fazer antes de morrer? O que você faria se só tivesse 30 dias? E em cinco anos? Desafiador, né? Então, ao trabalho!

Pare de consumir açúcar refinado – Quando você parar, seu cérebro vai mudar radicalmente. Porque ele não faz bem mesmo, todos sabemos. Como a cafeína, você vai sentir efeitos colaterais quando parar de consumi-lo. Mas, assim como todo bom hábito, os efeitos positivos virão logo depois. Escolhas, escolhas!

Fuja do fast food uma vez por semana – Seu sistema digestivo precisa descansar para se recobrar de tudo o que você coloca pra dentro. Se curar um pouco, sabe?

Essa prática vai:

Melhorar sua visão e capacidade digestiva
Aumentar sua clareza mental
Aumentar seu vigor físico
Remover toxinas
Dar uma sensação de bem estar

Fuja da internet uma vez por semana – Um dos propósitos da internet é reconectar pessoas. Mas você vai se surpreender no quanto mais conectado ficará se essa atenção for individualizada e ao vivo. E sem olhar o celular a cada 3 minutos.

Leia mais do que portais de notícias ou jornais – Tem muito mais coisa rolando por aí. Outros mundos a serem percebidos. E muitas coisas boas apesar das manchetes quase sempre catastróficas. Perceber novas realidades é o convite. Fuja do mundo das “fake news”.

IMG_8421

Todo dia faça alguma coisa que te tire da rotina – Vinte segundos de frio na barriga são suficientes! Faça aquela ligação, aquela pergunta. Defenda aquela ideia ou poste aquele vídeo. A antecipação do evento é muito mais difícil do que ele em si. Então, vai nessa! Na maioria dos casos o medo é infundado. Como o Seth Godin explica, nossa zona de conforto é diferente da nossa zona de segurança. Não os misture.

Todo dia faça alguma legal para alguém – “Fiz o bem hoje? Ajudei alguém? Ou fiz alguém feliz? Se não, eu falhei.”, versos de Will L. Thompson. Ajudar as pessoas é uma das maiores alegrias da vida. Provoca novos sentimentos e autoconhecimento. Nos conecta com a humanidade. E mostra o que realmente importa.

Durma e acorde cedo – Quem tem esse hábito se aplica melhor nos estudos, é mais proativo, antecipa problemas e é mais bem-sucedido nos negócios. E mais! Se planeja melhor. É mais saudável. Dorme bem. É mais otimista, satisfeito e consciente.

Acordar cedo ajuda a desenhar melhor o dia. Na sua rotina matinal você consegue rezar/meditar, se exercitar, ouvir ou ler algum material inspirador, escrever em seu diário. Há tempo para tudo!

Durma pelo menos 7 horas por noite – Dormir é tão importante quanto comer e beber água. A despeito da importância dessa afirmação, muita gente não descansa o necessário e, por isso, enfrenta muitos problemas como consequência.

Uma noite bem dormida nos dá… mais memória. Uma vida mais longa. Criatividade.
Atenção e foco. Menos stress. Menos dependência de estimulantes como cafeína. E menos depressão.

Tome banho frio – Tony Robbins não consome cafeína nunca. Em vez disso, começa seus dias pulando dentro de uma piscina fria! Por que ele faz isso? Porque imersões em água fria facilitam nossa saúde física e mental. Quando praticadas com frequência, melhoram nossa imunidade, circulação, digestão e perda de peso por conta do aumento do metabolismo. Banhos frios podem auxiliar no tratamento de depressão, nos deixam felizes e inspirados!

Dica pros friorentos: tome seu banho normalmente. Quando estiver pra sair, desligue a água quente completamente e fique ainda por 60 a 90 segundos. A sensação ao sair do chuveiro é maravilhosa. Uma ótima forma de começar o dia!

Diga não ao que não te interessa – Mas pra isso você tem que saber o que quer! Se não continuará sendo ditado pela agenda dos outros. Já sabe? Que bom! Crie coragem e só aceite o que tem a ver com os seus projetos.

Agradeça sempre que alguém lhe prestar algum serviço – Encontrar pessoas verdadeiramente gratas é muito bom. E raro. Uma vez trabalhei em um restaurante e fiquei muito impressionado com um jovem que agradecia todas as pessoas que o serviram durante a refeição. O “obrigado” era genuíno, cheio de gratidão e humildade. Essa experiência causou grande impacto em mim. Imediatamente amei aquela pessoa e quis servi-la mais e mais. Gentileza é um caminho sem volta.

Pare de ser obcecado com resultados – Ao criamos metas é melhor mirar no que está sob nosso controle (ex: nossos esforços) do que nos resultados que não podem ser controlados. Colocando de maneira simples: faça o que é certo, deixe que as consequências sigam seu caminho.

Se dê pelo menos uma hora de relaxamento, sem culpa – Na jornada pelo sucesso, muitos se transformam workaholics. Entretanto, relaxamento é crucial para o sucesso. Funciona da mesma forma com exercícios, você precisa de descanso entre os treinos.

Erroneamente, as pessoas tratam das suas vidas como uma malhação sem momentos de descanso. Ainda usam estimulantes para irem cada vez mais longe. Isso não é sustentável e nem saudável. É ruim para a produtividade e criatividade no curto e longo prazo.

Peça desculpas sinceras pra quem você já maltratou – Pessoas erram várias vezes, todos os dias. Agem como crianças e colocam a culpa em fatores externos. Pesquisas dizem que as pessoas que não pedem desculpas abertamente têm maiores níveis de estresse e ansiedade. Você não precisa dessa má energia na sua vida. Faça as pazes e deixe ir. Não é sua escolha se as pessoas decidem te perdoar.

Untitled design

Seja amigo de quem te inspira – “Você é a média das cinco pessoas com quem gasta mais tempo,” Jim Rohn. Isso é incrivelmente importante. Ainda mais fundamental é: com quem você se sente confortável?

Que tipos de crenças seus amigos têm?
Que tipos de objetivos estão perseguindo?
Como eles lidam com a sua saúde?

Todos esses fatores impactam dramaticamente em você. Uma das experiências mais dolorosas do mundo é estar desconfortável ao lado de amigos. A recíproca é verdadeira, nada melhor do que se cercar de amigos amados e admirados pela gente!

Guarde 10% ou mais do dinheiro que recebe – Separar um “dízimo” para si mesmo é o principal fundamento da acumulação de riqueza. A maior parte das pessoas vive acima do que ganha, com dívidas sem controle e cartões de crédito comprometidos.

Em uma matemática feita nos Estados Unidos, ao trocar o café da Starbucks para um feito em casa, deixa-se de gastar $64.48 por mês, ou $773.80 por ano. Ao colocar esse dinheiro em um fundo com 6.5% de interesse e reinvestindo os dividendos em mais fundos, em uma década os $64.48 vira $10,981.93 (estimativa feita com fundos dos Estados Unidos).

Minha esposa uma vez foi a uma aula de contabilidade de um contador mundialmente famoso. As suas palavras no primeiro dia de aula foram: “A coisa mais importante que você irá aprender nessa aula, que muitos nunca aprendem: gaste menos do que você recebe. Se você fizer isso, será financeiramente livre.”

Doe 10% do seu rendimento – “Alguém doa livremente, contudo continua enriquecendo”, provérbio. Muitos milionários atribuem sua riqueza e abundância ao ato de doar parte dela. A maioria das pessoas tenta acumular o máximo que consegue. Mas um dos princípios naturais de acumulação de riqueza é a generosidade. Pense nisso!

Beba de dois a três litros de água por dia – Seres humanos são compostos basicamente de água. Ao beber grandes quantidades de água, nós diminuímos a nossa cintura, melhoramos a pele, nosso cérebro funciona melhor. Na verdade, quando bebemos água o suficiente, é seguro dizer que ficamos melhor em todos os aspectos. Priorize isso em sua vida.

Compre um lugar pequeno em vez de alugar – É pequeno mas é seu! 🙂

Nota do Apezinho: Animou? Nós também. As imagens maravilhosas que embelezam o post são do querido amigo pedroluiss.

Você também pode gostar de

2 Comentários

  • Responda Leonice Araujo maio 9, 2017 at 11:26 am

    Cadê os outros 25 itens???? Gostei muito do texto quero a continuação! bjus

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira junho 14, 2017 at 3:44 pm

      Oi Leonica, estamos traduzindo! Daqui a pouco sai. Beijos carinhosos das Pereiras!

    Deixe uma resposta