comer

Viva o alho

junho 2, 2014

Delicioso ou insuportável? Eu adoro, e você? Especiaria com sabor forte, acre e picante é utilizada para fins terapêuticos (alicina) no combate aos resfriados, dor de garganta, cansaço, dentre outros, como repelente natural, e, na culinária.

1Saboroso, seja amassado, picado ou em rodelas, o alho tempera tudo – carnes, peixes, massas, legumes, verduras, molhos. A foto veio daqui

Amplamente empregado nos pratos de origem mediterrânea, em conjunto com o tomate e a cebola, inspira nossa culinária e dá um toque especial à nossa comidinha.

Dependendo da nossa sensibilidade e das pessoas à nossa volta, vale a pena observar a quantidade consumida. Enquanto a cebola crua afeta o hálito,  o alho com seu aroma fortíssimo altera o cheiro da nossa pele, o que pode incomodar algumas pessoas, cujo olfato seja mais delicado.

O alho pode ser usado cru (para aromatizar o azeite acompanhado de alecrim, por exemplo), refogado (no preparo do arroz, feijão, molho de tomate, legumes, verduras, picadinho de carne ou frango etc.), cozido (na fervura da água no preparo de massa ou legumes – o sabor deixado no alimento é mais suave), frito (sobre o bife, polvo, peixe, camarão etc.), ou assado (para passar diretamente sobre o pão, torrada – sabor suave, mais adocicado, nem parece alho!).

2Para escolher, comprar e conservar – O alho pode ser do tipo branco ou roxo. Prefiro comprar as cabeças de alho frescas e avulsas. Ao tocá-las, observo se estão firmes (para tanto, aperto a cabeça de alho nas mãos) e com a pele seca. Em geral, o alho possui uma boa durabilidade: cerca de 2 meses.

Recomenda-se guardar em lugar fresco e escuro. É bom mantê-lo separado dos outros alimentos em virtude do forte aroma. Armazeno na geladeira, onde tenho sempre um recipiente com bicarbonato de sódio para neutralizar os odores variados.

Há disponível no supermercado alho desidratado (em flocos ou em pó), alho picado (em potinhos prontos para o uso), alho frito. Vantagem: facilidade. Desvantagens: mais caros e menos saborosos, além de serem processados. Se você tiver disposição, uma boa alternativa é comprar o alho fresco e prepará-lo: picar, amassar ou passar no processador/liquidificador e deixá-lo pronto para o uso em seu congelador. Você pode acrescentar sal, ervas ou azeite conforme o seu gosto. Importante: escaldar o vidro que for usar para armazenar o alho preparado.

Para descascar – Conheço 3 maneiras de fazê-lo:

Cortar as pontas do dente de alho e amassá-lo com uma faca larga – a minha preferida: fácil e rápida!

Pressionar as extremidades com os dedos.

Colocar os dentes de alho em um recipiente com tampa e sacudir – ideal quando temos uma quantidade maior para descascar. Faz bastante barulho e o recipiente fica com um cheiro forte de alho.

Encontrei esse vídeo demonstrando como fazer  e este outro apresentando uma variante do terceiro método.

3Para melhorar a digestão – Abrir o dente de alho ao meio, em sentido longitudinal, e retirar a “alma” ou “coração” do alho – a parte central (destacada na foto abaixo) que fica exposta e é fácil de ser retirada com a ponta da faca.

 

 

Para fazer no forno – Complementando as sugestões de Se vira no forno: alho assado como aperitivo.

O que precisa: Cabeças de alho inteiras com casca e azeite, travessa e papel alumínio ou só papel alumínio em pedaços quadrados que acomodem bem as cabeças de alho

Opcional: pimenta do reino, ervas e sal a gosto

Como: Corte a parte de cima das cabeças de alho inteiras, arrume-as em travessas (ou diretamente sobre o papel alumínio), regue com azeite e, se quiser, acrescente os demais temperos. No caso da travessa, cubra com papel alumínio, na segunda hipótese enrole o papel alumínio de forma que cubra e envolva as cabeças de alho, ficando fechadinho. Leve ao forno por cerca de 40 minutos. Ao retirar do forno e abrir o papel alumínio cuidado com o ar quente.

Ao final, o alho fica cremoso e pode ser espalhado em torradas como aperitivo. Achei um vídeo que demostra como fazer. Essa mesma sugestão pode acompanhar carnes como cordeiro, filé. Basta espalhar o alho sobre a sua carne preferida.

Bom apetite!

4Para  remover o cheiro de alho das mãos

Você pode esfregar pó de café nas mãos ou esfregar as mãos contra uma superfície de aço inox, como a pia, ou usar o sabonete inox  (um sabonete feito de aço inoxidável).

Como usar o sabonete inox: lavar as mãos com sabonete comum, enxaguar, e, depois, debaixo da água corrente, esfregar o sabonete inox com as mãos, passando-o em toda a mão, inclusive entre os dedos, por cerca de 30 segundos.

Para aproveitar o alho que brotou – horta sem terra

Se o dente de alho começar a brotar, aproveite-o e o coloque em um recipiente com um pouco de água no fundo. Em poucos dias, o dente criará raízes e surgirá/crescerá o broto, que pode ser usado como tempero, cujo sabor é mais suave.

Cuidados: trocar a água, deixar em lugar com luz natural e não deixar o dente submerso para não apodrecer.

5Para plantar alho

Segue esse link! Ainda não testei, mas parece bom! :)

Foto: Simple Daily Recipes

 

 

 

 

Você também pode gostar de

Nenhum comentário

Deixe uma resposta