comer

Um brinde!

outubro 4, 2013

Fazer social em casa é importante. Mais do que isso, é uma das razões pelas quais a gente quer a liberdade ir e vir no nosso novo apezinho. Cervejinha, petiscos e vamos lá… Mas que tal ser um pouquinho mais sofisticado de vez em quando? Pensando nisso e ainda em clima de primavera, final dos tempos frios nos trópicos, fomos buscar dicas de vinho com um cara que entende e está entre os melhores da cidade.

ederO Eder Heck é um dos sommelier mais queridos e badalados do Rio. Atualmente, é gerente do Mr. Lam, aquele restaurante chinês chique, que fica às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Ele conversou com a gente e deu todas as dicas pra causar uma boa impressão sem gastar tanto quanto se imagina com vinhos.

Vinho bom é sempre caro? “Sempre” é uma palavra complicada, mas o preço conota uma situação especial de produção, ou seja, pouco volume, seleção das uvas, armazenamento em barricas mais caras. Agora, com a globalização da produção e do consumo, encontramos opções com essas características muito em conta, especialmente do chamado Novo Mundo (fora da Europa).

Dá pra montar uma adeguinha que seja bacana com um preço razoável? Com certeza, várias lojas, supermercados e sites oferecem opções incríveis.

Quais as dicas pra quem não entende de vinho escolher um que não faça feio pra receber uma visita? Costumo dizer que o importante é a intenção (risos), mas, seguindo uma regra básica, é mais fácil acertar até a pessoa criar suas próprias referências: escolha vinhos mais fáceis de beber. E como identificar isso? Pela uva! Malbec (Argentino), Carménère (Chileno), Merlot (Brasil), Tempranillo (Espanha Crianza).


vinho2Indica alguma(s) marca(s)?
 A uva é um ponto de partida, mas, falando em marcas, posso destacar algumas encontradas em várias lojas: Bodega Del Fin Del Mundo (Argentina), Kaiken (Argentina), Catena Zapata (Argentina), Bodegas Norton (Argentina), Montes Alpha (Chile), Viña von Siebenthal (Chile), Viña Tarapacá (Chile), Lidio Carraro (Brasil), Luiz Argenta (Brasil), Villa Francione (Brasil), Esporão (Portugal), Villa Antinori (Itália), Real Companhia Velha (Portugal). Foto do @vinhosdicas.

Tinto ou branco, pra quem não entende, qual é mais seguro de comprar? Novamente lembro que isso é uma questão de gosto. Eu gosto dos dois, é claro (risos). Mas diria que devemos ser audazes nas escolhas. Comprar um vinho branco da uva Sauvignon Blanc (frescor), ou Chardonnay (intensidade), ou mesmo uma pouco conhecida Torrontés (leve e aromática) são escolhas ótimas para quem vai servir uma entradinha leve, camarão, peixe, ceviche… Agora um tinto para carnes e massas com queijos mais encorpados…. Hummm… Muito bom…

Tem uma indicação de lugar pra comprar vinhos bons e com bom preço pela internetSim, sites como Mistral, Decanter, Vinci, Grand Cru, Wine. Os próprios sites dos supermercados vendem e entregam com qualidade.


ernest-hemingway-drinkingTem indicação pra comprar vinhos bons e com bom preço no Rio de Janeiro?
 Com certeza. As lojas Confraria Carioca e Bergut são as minhas indicações. Também posso falar da Cavist, mas procure as promoções, são muito legais.

O que você diria pra alguém que tá indo morar sozinho sobre ter um bom vinho em casa? Que maravilha, conquistará a alma de que irá visitá-lo. Foto do @vinhozinho.

Dicas pra guardar o vinho de um dia pro outro sem estragar. Um vinho em geral “aguenta” 2 dias aberto. Recoloque a rolha o máximo que conseguir, deite a garrafa na última prateleira da geladeira, bem tranquila.

Que “equipamento” não pode falta pra um iniciante em vinho que ainda não tem uma adega? Um saca-rolhas (risos). É fundamental!

Pode guardar vinho tinto na geladeira, ou melhor à temperatura ambiente? A falácia da temperatura ambiente funciona nos países em que, fora da porta de casa, está fazendo 0 grau. Aqui no nosso país tropical abençoado por Deus é preciso manter na adega ou na geladeira; nunca na porta da geladeira, mas deitado na última prateleira dela, aquela que fica acima das gavetas dos legumes. Em geral a temperatura lá é de 10 graus; não é o ideal, mas vai ajudar a baixar a temperatura. Para beber um vinho à noite, por exemplo, coloque a garrafa na geladeira pela manhã, deitada, e, uns 30 minutos antes de beber, retire com cuidado (não é refrigerante para balançar) e abra, deixando de pé. Assim se tiver algum sedimento dentro da garrafa ele vai para o fundo e você não bebe. Também a abertura antecipada ajuda a aerar o vinho, importante para “suavizar” os taninos.


vinhoPode ter um conjunto de taças que sirva para qualquer vinho? 
Claro, as taças são importantes, mas compre as que na nomenclatura esteja escrito Bordeaux. São ecléticas e servem para a maioria dos vinhos.

Tem dica de taça boa e barata? Uma nacional que gosto muito é a da Cristais Blumenau: BBB (Boa, Bonita e Barata).

Foto do @winevinhos.

Nota do Apezinho – Recheamos nosso post com imagens de Hemingway, que escreveu: “Wine is one of the most civilized things in the world and one of the most natural things of the world that has been brought to the greatest perfection, and it offers a greater range for enjoyment and appreciation than, possibly, any other purely sensory thing.”

Você também pode gostar de

2 Comentários

  • Responda Monalisa outubro 5, 2013 at 9:26 am

    Amei as dicas, e um dos sites que ele indicou o wine.com.br entrega com frete grátis na grande Vitória/ES. Eles ficam na Serra, então pra quem é do Espírito Santo, vale a pena dar uma olhada nesse site, aproveita e valoriza o que é da terrinha, rs.

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira outubro 14, 2013 at 10:10 pm

      Obrigada pelo carinho e pelas dicas, Monalisa!

      Beijos pra você e saúde!

    Deixe uma resposta