Quanto tempo dura? Calculamos a vida útil de uma refeição completa!

Um dos maiores pesadelos de quem mora sozinho é ver comida estragando. Sério, é um drama. Depois de gastar seu rico dinheirinho no supermercado, vê-lo literalmente no lixo dá vontade de chorar. Fora a questão do desperdício, né? Não é nada legal jogar comida fora.

Então vamos tentar resolver isso. Depois de muito fuçar aqui e ali, encontrei um site incrível, o StillTasty, que fala de TODOS OS ALIMENTOS DO MUNDO. Tem dicas de como conservar, como congelar, quanto tempo cada alimento dura na despensa, na geladeira, no freezer… O mais legal é que você pode digitar o nome do alimento que procura e ele busca lá no meio de todos os arquivos. Ou dá ainda para catar por grupo – vegetais, legumes, frutas, proteínas e várias outras categorias. E tem todas as variações: cru, cozido, frito…

Tá, ele é todo em inglês e isso pode dar uma certa preguiça. E tem muita informação sobre tudo. Por isso juntei aqui aqueles itens que eu sempre faço questão de ter em casa e ainda traduzi para vocês. Mas recomendo também que visitem a página para ficarem de queixo caído como eu fiquei.

Vamos às dicas e ao que eu considero essencial e sempre tenho em casa! É o suficiente para fazer uma refeição completa: tomate, cebola, arroz, ovos e frango.

TOMATE (fresco, cru e inteiro)

Dica: Não coloque na geladeira até que estejam totalmente maduros, deixe na despensa! Uma vez que estiverem amadurecidos, coloque em um saco plástico e guarde na geladeira.

Quanto dura na despensa: 1 a 5 dias ou até amadurecerem.

Quanto dura na geladeira: 2 a 3 dias depois de amadurecidos.

CEBOLA (fresca, crua, inteira – todos os tipos, exceto a doce)

Dica: Não armazene a cebola ao lado das batatas porque a reação química provocada por esse encontro pode estragar os dois alimentos mais rapidamente.

Quanto dura na despensa: 2 a 3 meses (em um lugar seco, com temperatura entre 7 e 12 graus. Se a sua despensa não for assim, leve direto para a geladeira).

Quanto dura na geladeira: 2 a 3 meses.

OVOS (frescos, crus, na casca)

Dica: Mantenha sempre na geladeira, nunca na despensa. Não deixe os ovos naquela parte da geladeira que já vem pronta para recebê-los (na porta, geralmente), pois a temperatura ali é mais alta. A sugestão é deixá-los na caixa em que você comprou, na parte de dentro da geladeira.

Quanto tempo dura na geladeira: 3 a 5 semanas (normalmente ele tem um prazo de validade que vai expirar dentro desse período, mas o site diz que mesmo depois ainda estão bons para serem consumidos).

Quanto tempo dura o ovo cozido na geladeira: 1 semana (coloque na geladeira até duas horas depois de cozido, dentro de um tupperware ou um saco plástico bem fechado).

ARROZ BRANCO (cru, em grãos, ainda na embalagem fechada)

Dica: Uma vez que a embalagem for aberta, conserve o arroz em um recipiente hermético, bem fechado. Se aparecer mofo, descarte a embalagem inteira.

Quanto tempo dura na despensa: indefinidamente, se conservado em embalagem apropriada.

Mais uma dica: depois de cozido, o arroz dura de 4 a 6 dias na geladeira. Você deve refrigerá-lo até duas horas depois do cozimento e conservá-lo em recipiente hermético.

PEDAÇOS DE FRANGO (peito, asas, coxas – crus e frescos)

Dica: Não abra a embalagem até o momento de cozinhar. Se você não for cozinhar assim que chegar em casa das compras, é nessa embalagem que o frango deve ficar.

Quanto tempo dura na geladeira: 1 a 2 dias (no freezer dura 9 meses, mas congele antes que a validade do alimento fora do freezer expire. Se for congelar por mais de dois meses, use papel alumínio, papel filme plástico ou um saco resistente ao congelador para ele não queimar).

LIMÃO (frescos, crus, inteiros) – ele é importante para fazer o frango!

Dica: Eles devem ser primeiramente conservados em temperatura ambiente. Coloque na geladeira apenas para preservá-los por mais de tempo.

Quanto tempo dura na despensa: 1 semana.

Quanto tempo dura na geladeira: 2 a 3 semanas (se for a metade de um limão, já cortado, você deve mantê-lo sempre na geladeira e ele dura de 3 a 4 dias – deve ser mantido em papel filme ou papel alumínio).

Você curte os posts do Apezinho? Então segue a gente no FaceInstagram e Twitter! Será uma alegria ter a sua companhia também por lá!

03.05.2013

, ,

Josy Fischberg Colaborador(a) Equipe Apezinho
Josy joga nas 11. Escreve sobre comida, dinheiro, procura por apê, decoração e o que mais vocês pedirem. Adora todas as cores, adora todas as seções deste site.

  1. Diovana
    Responder

    Ótimo post! pra ficar melhor, só faltou colocar quanto tempo duram mais alguns alimentos, principalmente depois de cozidos, como feijão q não é preparado para só uma refeição, ou carnes cozidas e que, no meu caso, ficam na geladeira por 2 ou 3 dias e eu sempre tenho dúvidas se ainda posso consumi-las ou é melhor descartar :S

    • Josy Fischberg
      Josy Fischberg
      Responder

      Oi, Diovana! Neste site que eu indico, o StillTasty (http://www.stilltasty.com/) você consegue encontrar as informações sobre feijão e carne, crus ou cozidos. Mas eu posso ainda fazer um segundo post com outros alimentos mais consumidos pelos nossos leitores. Tem outras dúvidas além de feijão e carne? beijo grande e volte sempre!

  2. Thomas Jefferson
    Responder

    Adorei! Passei mais de um mês fora de casa e quando voltei encontrei uma cebola na minha geladeira, fiquei besta pois ela ainda estava boa aparentemente, mas meu irmão (metido a sabichão) mandou jogar fora por conta do tempo! Hoje mostrei esse post pra calar a boca dele. HAHAHA. Abraço!

    • Josy Fischberg
      Josy Fischberg
      Responder

      Hahahaha. Mas fala a verdade: vc já encontrou cebola na sua geladeira que mais parecia uma planta? Depois de muuuito tempo, quando passa realmente o prazo de validade, ela começa tomar outra forma. Eu já achei na minha. Eca! Mas não conta para ninguém, viu? :) beijos

  3. Polyana
    Responder

    Oi… ameiiii esse post, imagine que vou casar daqui 15 dias, sendo que já estou morando com meu noivo e sempre fui coadjuvante na cozinha, ajudando a minha mãe, minha vó, e agora sou eu quem “comando” um fogão e uma geladeira kkkkkkkkkkk Divino seu Apezinho kkkkk beijinhos, e obrigada!

  4. Vanessa
    Responder

    Uma dica para conservar tomates que eu uso muito aqui em casa e sempre funciona bem. Coloquem um pouco de maisena ou farinha de trigo no “olho” dele, aquele lugar onde ele brota. Dura beeem mais na geladeira porque atrasa o processo de amadurecimento. Já para amadurecer uma fruta mais rapidamente, basta colocar perto de um cacho de bananas, elas liberam uma enzima que acelera esse processo também nas que estão próximas. Ah, adorei o site! Parabéns!

DEIXE UM RECADINHO:

Preencha os campos obrigatórios (Nome e Email).