comer

Frutas e legumes do outuno

março 24, 2014

No Rio de Janeiro quase não percebemos a sutileza das estações do ano, mas se ficarmos atentos ao ciclo das frutas, hortaliças e legumes nos mercados e nas feiras, podemos montar um cardápio mais saboroso, saudável e econômico (maior oferta, menor preço).

O respeito à sazonalidade dos alimentos é um dos preceitos do slow food  (movimento iniciado na Itália em oposição ao fast food para resgatar o prazer de comer bem), junto com a valorização da culinária regional e dos produtos locais, de preferência orgânicos – sem agrotóxicos nem hormônios.

A ANVISA recomenda que se dê preferência a alimentos da época porque a princípio recebem uma carga menor de agrotóxicos ou alimentos orgânicos certificados. Da mesma forma, que se procure por alimentos rotulados com a identificação do produtor – o que reforça o comprometimento deste com a qualidade do produto e se busque varejistas com programas de rastreabilidade e controle de qualidade. Como foi divulgado, há vários alimentos nos quais foi identificado o uso de agrotóxico indevido como o pimentão verde, morangos etc.

Estamos no outono, quando há uma oferta menor de produtos, mas ainda assim, há bastante opções para uma boa refeição.

Grafico1

Esse infográfico veio daqui.

Frutas de Outono (Março, Abril e Maio):
Abacate, Banana Maçã, Banana Nanica, Caqui, Figo, Limão TaitiMaçã Nacional Gala, Mamão Formosa, Tangerina Cravo, Uva Rubi

Hortaliças e Legumes de Outono (Março, Abril e Maio):
Abóbora Japonesa, Abobrinha Brasileira, Acelga, Batata Doce Amarela, CaráChicória, Chuchu, Espinafre, Mandioca, Nabo, Pepino Comum, Repolho, Rúcula, Salsa e Tomate.

Gráfico2

Esse infográfico veio daqui. 

Na hora de comprar e guardar

Figos – Repare em sua consistência – deve ser macia, mas não mole nem amassado. Guarde-os na geladeira e consuma logo (dificilmente duram mais que uma semana).

Abobrinhas – Escolha as pequenas e médias com a casca firme, lisa, sem manchas escuras ou partes moles e amassadas. Guarde-as na geladeira e consuma logo.

Pepinos – Prefira os de tamanho médio, mais escuros,  tenros  com a casca firme e brilhante. Guarde-os na geladeira e consuma em até uma semana.

Para fazer salada, lavo bem o pepino, depois, sem tirar a casca, corto em rodelas finas e tempero com limão e endro. A casca facilita a digestão do pepino.

Se você quiser outras dicas para comprar, guardar e conservar alimentos, dá uma olhadinha nesses posts aqui, aqui e mais aqui. 

Se quiser uma consulta pontual, esse infográfico é prático e rápido.

Para obter a tabela completa da CEAGESP, segue por aqui. 

Você também pode gostar de

Nenhum comentário

Deixe uma resposta