comer

Finzinho de inverno

agosto 28, 2013

Nosso inverno é assim assim, ne? Só mesmo os amigos do sul têm realmente um frio de rachar. Nós do sudeste sofremos pra caramba quando as temperaturas recuam para a casa dos vinte graus! Ok, ok, nós cariocas sofremos pra caramba e passamos vergonha com ventos mais gelados!

O lado bom são as comidas quentinhas, o mergulho nas cobertas e a preguiça de sair do apezinho. Tem que ser um programa MUITO BOM pra nos convencer a ir pra rua!

Pensando nisso, nossa amiga Anna, da Piccollo Gourmet, criou duas receitas de sopinhas! Ela já nos visitou no post Prato pra um, lembra?

Você ama sopa? Temos um outro post delicioso sobre o assunto feito pela Josy. Nhammmm!!!

Sopa cremosa de tomate

SOPA2

Ingredientes

2 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada3 dentes de alho
800g de tomates, maduros, picados
570ml de água quente
½  caldo de legumes
2 punhados de manjericão fresco e mais umas folhas para decorar
120 ml de creme de leite fresco (se preferir pode fazer sem o creme de leite, fica mais light)
¼ de colher de chá de açúcar refinado
sal e pimenta do reino

Preparo

Aqueça o azeite em uma panela. Refogue a cebola e o alho.

Acrescente os tomates e cubra com a água quente, acrescente o caldo de legumes. Assim que ferver, baixe a temperatura, tampe e cozinhe por 10 minutos.

Coloque a sopa em um processador ou liquidificador, adicione o manjericão e bata ate ficar homogênea. Retorne a panela, junte cerca de 2/3 do creme de leite (caso queira usar) e aqueça sem ferver.

Misture o açúcar e tempere com sal e pimenta a gosto. Divida em tigelas e regue com o restante do creme de leite. Decore com folhas de manjericão fresco e queijo parmesão e sirva.

Minestrone de legumes

SOPA1

Ingredientes

2 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 cenoura cortada em cubos
1 abobrinha cortada em cubos
100g de folhas de repolho rasgadas
4 tomates maduros sem pele e picados
1 colher de sopa de extrato de tomate ou de pasta de tomates secos
1 litro de água quente
½ caldo de legumes (tipo Knorr) ou, se souber fazer o caldo dos próprios legumes, substituir a água quente e o caldo Knorr por 1 litro desse caldo
100g de macarrão cabelo de anjo (ou qualquer outra massa que tenha em casa)
sal e pimenta a gosto

Preparo

Aquecer o azeite em uma panela. Refogar a cebola e o alho por 4 minutos. Adicionar a cenoura, a abobrinha, o repolho, os tomates, o extrato ou a pasta, a água quente e o caldo de legumes (se for usar o caldo natural, acrescentar aqui). Assim que ferver, abaixe a temperatura, tampe e cozinhe lentamente, até os legumes estarem cozidos.

Adicione a massa e cozinhe por 2 minutos até que ela esteja al dente, tenra mas ainda firme. Tempere com sal e pimenta a gosto e sirva.

Você também pode gostar de

Nenhum comentário

Deixe uma resposta