comer

Como comprar carne

dezembro 14, 2013

Para escrever este post, tive uma pequena ajuda da minha mãe. Já contei antes que sou péssima na cozinha, não? Pois é, eu acho que essa falta de jeito para fazer comida tem a ver a minha falta de jeito para comprar certos itens. Carne é um deles. Não tenho intimidade com esse alimento na cozinha, não sei como escolhê-lo no supermercado. Sabe como?

Assim, resolvi pegar algumas dicas com ela que podem ajudar na hora de fazer compras. Especificamente naqueles momentos em que você se vê de frente com várias opções, cortes, embalagens e não tem ideia do que fazer. Vou escrever em tópicos, ok?

ALGUNS TIPOS DE CARNE E PARA QUE SERVEM:

Filé mignon – É um dos cortes mais caros, nobre, muito macio. Serve para fazer rosbife, estrogonofe, comer em bifes.

Alcatra – Serve também para comer em bifes e para preparar rosbife. É uma carne bem macia, até mais saborosa que o filé mignon.

Contrafilé – Serve para comer em bifes, estrogonofe, picadinho

Chã – Opção um pouco mais barata, pode ser uma boa carne para preparar bife à milanesa. Uma dica: o melhor é sempre pedir o final da chã, pois os primeiros cortes vêm com muita gordura. O bife não é tão macio quanto da alcatra e do filé mignon.

Picanha – Carne para churrasco. Se você cozinhar no forno, fica dura. Não arrisque. :)

Patinho – Serve bem para carne moída. A dica aqui é pedir um corte de patinho, pedir que o açougueiro limpe e só depois pedir para moer (na hora mesmo). Não vale comprar carne já moída, ok? Não é muito seguro!

Lagarto redondo – Corte bom para fazer carne assada. Tem que cozinhar por bastante tempo porque ela é mais dura. Em tiras finíssimas, é a carne usada para carpaccios.

Pá e acém (carnes de segunda) – São boas para carne de feijão, ensopadinhos… São mais macias e vêm com mais gordura.

COMO COMPRAR

Você chega no supermercado e normalmente tem duas opções: ou pega aquelas bandejinhas de isopor que vêm com a carne já embalada ou pede para o açougueiro cortar na hora para você. Aí existem duas opções: elas podem já vir limpas ou você tem que limpar em casa (isso quer dizer tirar a gordura).

Você consegue um açougueiro com mais boa vontade quando pede um pedaço, pesa, vê quando custa e, depois, pede para limpar. Essa é a dica da minha mãe. :) Depois você pode até aproveitar e já pedir para cortar em bife.

O mesmo vale com a carne moída, como eu falei lá em cima: pede um pedaço, pede para limpar e só depois pede para moer (e fica de olho em todo o processo!).

 

COMO LIMPAR E CORTAR

Eu achei no YouTube um vídeo muito legal de um cara chamado Romero Bicalho. Não conhecia, mas amei o jeito tranquilo dele, de mostrar todo o processo e não só a carne toda prontinha já para fazer uma receita. Ele mostra como limpar um contrafilé e como faz os cortes dessa carne. Vale a pena ver!

 

Você também pode gostar de

10 Comentários

  • Responda Elaine dezembro 16, 2013 at 4:00 pm

    Oi, Josy! Eu já fiz picanha no forno várias vezes e minha mãe também sempre costuma fazer. É só colocar sal grosso e deixar assar. Fica uma delícia e não fica dura! Fica igualzinha à carne feita na churrasqueira, uma delícia!
    beijos

  • Responda jessica abril 2, 2014 at 10:19 pm

    Amei as dicas…

  • Responda Jaade fevereiro 18, 2015 at 6:37 am

    Olá Jozy tudo bem? Muito obrigado pelas dicas. Eu nunca fui acostumado a comprar carne, quem fazia isso era meu pai mas infelizmente ele faleceu e agora quem compra carne pra família sou eu.
    E com essas dicas não sou mais tão leigo no assunto.
    Obrigado:)

  • Responda Florence setembro 16, 2015 at 12:30 am

    Ameeeei! Obrigada por ter feito esse post uaehuh :) Bjobjo

  • Responda Links interessantes | Dicas para sua cozinha | Comprando Meu Apê | Comprando Meu Apê janeiro 12, 2016 at 3:01 pm

    […] Como comprar carne? […]

  • Responda Lilian março 26, 2016 at 12:29 pm

    Fiz tudo o q foi orientado até como agir com o açougueiro kkkkk e deu certíssimo!!!! Chã estava macia e deliciosa!!!

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira abril 28, 2016 at 4:12 pm

      Que bom, Lilian! Ficamos felizes em ajudá-la! Beijos.

  • Responda Deborah abril 14, 2016 at 6:41 pm

    Gostei bastantes das dicas,pois qnd vou ao açougue fico bastante apreencisa ao pedir as carnes pois naum sei quais carnes pra bife ou moida,dai sempre compro a mesmas carnes em questao d errar ao pedir.amei!!

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira abril 28, 2016 at 1:12 pm

      Que bom, Deborah! A gente também não sabia nada sobre o assunto. Beijos!

  • Responda Carlos agosto 9, 2016 at 8:45 am

    Ó q vc me falar do chan de dentro

  • Deixe uma resposta