comer

Chef Patriciáh

junho 21, 2013

Todos sabemos, este é um prato épico que agrada a gregos e troianos. Acho que também a romanos e brasileiros. Talvez, até aos franceses, oh la la! O melhor, é superfácil de fazer. Como sempre digo, tudo é uma questão de ter os ingredientes certos e, se possível, os de melhor qualidade. Quer fazer uma verdadeira lasagne alla bolognese? Simples, a primeira coisa é ter uma visão geral do que você vai precisar e, como sempre falo, se não tiver tudo, não faz mal, a gente improvisa! Bem, pelo que consultei nos sites de receita que confio (inclusive, os gringos ou não me chamo chef Patriciáh), você vai precisar do molho com carne moída, do molho branco pra alternar, de presunto e queijo tipo mozzarella e da massa de lasanha. Com tudo isso, a montagem é supersimples.  

Comecemos pelo molho com carne moída. Para esta etapa, a gente precisa de cebola, alho, tem gente que pede cenoura e aipo (cenoura e aipo? bla!), molho de tomate e carne moída de primeira. Vamos ver o que temos aqui hoje? No meu caso, não tenho cenoura nem aipo, mas não fui com a cara dessa ideia desde o início. Infelizmente, hoje, também estou sem cebola e alho, mas, olha só, olha só! Tenho uma lata de molho de tomate já temperado! Não tenho carne moída, mas, como sempre digo, a gente improvisa! Estou pensando em virar vegetariana faz tempo.  No meu caso e se você estiver me acompanhando no seu também, pegamos a caçarola e jogamos o molho de tomate temperado para reduzir em fogo baixo. Mmm, que perfume maravilhoso! Pena não poder passar o cheiro pelo computador.

Agora vamos ao molho branco. Tem receita que explica como fazer tudo do zero, com farinha, manteiga, leite integral, uma pitada de nóz moscada e sal a gosto. Outras pedem creme de leite. Vamos ver o que temos aqui hoje? No meu caso, que não gosto muito de leite porque sofro de intolerância à lactose, não tenho nada disso. Mas é como sempre digo, a gente improvisa! Pra que alternar molho branco, molho vermelho, molho branco, molho vermelho, se a gente quer mesmo é o molho vermelho? Na nossa lasagne alla bolognese só teremos molho vermelho e con molto gusto! Reserve.

Agora vamos aos frios! Precisamos de presunto e queijo do tipo mozzarella. Vamos ver o que temos aqui hoje? No meu caso, eu não tenho nenhum dos dois, porque como disse, estou tentando ser vegetariana e sofro de intolerância à lactose, evitando assim os queijos. Mas a gente improvisa! Para que colocar presunto, molho branco, queijo, molho vermelho, se o que a gente quer mesmo são aquelas camadas de massa de lasanha e molho vermelho? Deixar pensar por 5 minutos.

Agora, o passo final: a massa de lasagna. Sempre que posso, uso massa fresca. Mas quando não tem da fresca, não faz mal, uso da massa comum. Compro daquela marca italiana mais cara, porque dá diferença no sabor, faz um “al dente” com mais rijeza e caráter. Vamos ver o que temos aqui hoje? Hoje, infelizmente, eu estou sem a massa específica de lasanha, nem da fresca, nem da comum. Mas é como sempre digo, a gente improvisa! Tenho um espaguete nacional que fica pronto em 9 minutos. Falta pouco! Basta colocar a água para ferver, um fio de óleo e colocar o espaguete para cozinhar. Enquanto isso, podemos deixar o molho alla bollognese reduzindo na outra panela, sempre em fogo baixo, para ficar mais saboroso. Quando a massa ficar al dente (para testar, uma dica: jogue no teto, se não cair mais e grudar pra sempre, tá pronta), é só escorrer. Agora, é colocar uma camada de massa e outra de molho, uma de massa, outra de molho e voilá! Está pronta nossa primeira lasagne alla bollognese! Bon appetit!

Você também pode gostar de

2 Comentários

  • Responda Diego Fávero junho 25, 2013 at 10:28 pm

    Vou testar!

  • Responda Patrícia outubro 3, 2013 at 6:22 pm

    Testou, Diego, mon cheri? Chef Patriciah quer saber o que saiu?! :D

  • Deixe uma resposta