comer

Alimentos congelados

janeiro 6, 2015

Alimentos congelados bem administrados nos salvam na hora do aperto. Evitam idas constantes ao supermercado, delivery caro ou desperdício! Agora imagine a cena: você vasculhou seu freezer, pegou algumas coisinhas para descongelar, mas esqueceu de usar uma delas, que ficou perdida na bancada da cozinha. Você pode colocá-la de volta no congelador? Talvez não! Conheça alimentos que você deve evitar o “refreeze”!

O que acontece quando congelamos as refeições? O processo de congelamento altera a composição celular dos produtos. É por isso que alimentos congelados não têm um gosto tão bom quanto os frescos e, em muitas vezes, são mais baratos, especialmente carnes e frutos do mar.

506b1a47dbd0cb305d001876._w.540_s.fit_

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que acontece quando você voltar a congelar? Quando você congela, descongela e, congela novamente, o segundo degelo vai quebrar ainda mais células! A integridade do produto é diretamente alterada.

O outro inimigo são as bactérias. Alimentos congelados e descongelados desenvolvem bactérias nocivas mais rapidamente que os frescos. Elas são uma ameaça real e merece toda a nossa atenção.

Sua melhor aposta será sempre cozinhar ou utilizar o que você descongelar. Se necessário, volte a congelar o produto cozido. Sabemos que nem sempre há tempo para seguir tal conselho, por isso, se você está com pressa e em dúvida se deve ou não colocá-lo de volta no congelador, tenha em mente esses alimentos que nunca deverão voltar pro congelador!

521b924fdbfa3f6454007d03._w.540_s.fit_

Proteínas cruas – Carnes, aves e frutos do mar. Se elas foram descongeladas em um ambiente refrigerado, tudo bem, pode voltar a congelá-las. Mas se elas descongelaram no balcão ou apresentam uma cor “esmaecida” ou cheiro, a resposta é não!

Não se esqueça que uma grande quantidade de frutos do mar, especialmente camarão, chegam no supermercado congelados, mas são descongelados para serem colocados na vitrine da peixaria. Eles já passaram por um primeiro “gelo”, então não os coloque em seu freezer de casa para um segundo congelamento!

Sorvete –  Se você o deixou sobre o balcão, para que fique mais fácil servi-lo, e se esqueceu de colocá-lo de volta no congelador, transforme-o em um milkshake! Sorvete recongelado não funciona!

Polpa de frutas –  Elas fermentam muito rápido! Vale para smoothies misturados também!

Refeições prontas – Tortas, guisados, massas, “pratos feitos” devem ser consumidos inteiramente. Você até pode deixar o que sobrou na geladeira pra ser consumido no mesmo dia, mas o destino para as sobras é o lixo, não tem jeito!

Proteínas cozidas – Congelar sobras de assados ou frango assado é uma ótima ideia, mas depois que você os tirou do freezer para colocar nas saladas e os esqueceu na geladeira, ele não deve ser congelado novamente! Chame os amigos pra darem conta de tudo com você! :)

5069ecd1d9127e30f0000b35._w.540_s.fit_

 

 

 

 

 

 

 

Não se esqueça de que há também alguns alimentos que você nunca deve congelar em primeiro lugar! Confira essa lista antes de ir às compras!

Créditos de imagem: Emma Christensen; Sara Kate Gillingham.

Conheça o link original do site The kitchn.

Nota do Apezinho: dois posts que valem ser lidos agora! Quanto tempo dura e Vegetais congelados.

Você também pode gostar de

Nenhum comentário

Deixe uma resposta