buscar

Achamos nosso apê

setembro 23, 2013

Viva, viva, viva! Estamos muito felizes, pois encontramos nosso apezinho! A sensação é de que passamos por uma maratona. Debaixo de sol. Com muitos concorrentes. Mas com final feliz! A vida de locatário não é nada fácil, por isso esse post. Pra ajudar quem vai procurar seu primeiro canto e não sabe quais são as etapas de todo o processo.

Tá preparado? Então pega fôlego e vem com a gente! Que não tem possibilidade de você não encontrar a sua nova casinha! :)

shutterstock_130077998Kit mudança – Antes de mais nada, deixe seu pacote de documentos pronto. É metade do caminho andado! As exigências variam de empresa pra empresa, mas o básico está aí.

Seu pacote: cópia da Carteira de Identidade e CPF (autenticadas), comprovante de renda, declaração do Imposto de Renda e comprovante de residência. Faz logo três joguinhos e os coloca em pastas plásticas. Vai que você concorre a mais de um imóvel ao mesmo tempo.

A imobiliária do imóvel escolhido pedirá pra você preencher a Ficha SPI. É ela que atesta que o seu nome e o do seu fiador estão limpos. Ela dever preenchida e apresentada no endereço do SPI da sua cidade. Aqui no Rio fica na Rua Sete de Setembro nº 124 / 3º andar. A ficha tem um custo de R$ 48,00 por nome e leva um dia para ficar pronta.

Se você tem fiador, esses são os documentos necessários: cópia da Carteira de Identidade e CPF, comprovação de uma propriedade livre e desembaraçada, devidamente registrada no R.G.I. (Registro Geral de Imóveis) com certidão atualizada, cópia do espelho do IPTU do ano em curso, comprovação de renda ou declaração de imposto de renda e cópia do comprovante de residência.

Se você leu até aqui é sinal de que realmente quer sair de casa! Sigamos adiante!

shutterstock_16537174A busca – Navegamos por vários portais de busca de imóveis e optamos pelo ZAP. Ele está longe de ser incrível, mas é ok. Faz logo o cadastro para poder salvar a sua seleção de imóveis, ok?

Você já definiu quanto pode gastar com o pacote aluguel, condomínio e IPTU?  Dá uma lida nos posts do Renato, nosso orientador financeiro, ele pode ajudar muito! A grana está definida? Ótimo, vamos para a parte mais divertida, a procura! Nesse momento dá uma mentalizada que não custa nada, ne? Escolhe os bairros nos quais gostaria de morar e clica no Buscar! Dependendo do seu filtro, podemos ter algumas páginas de resultado para navegar pela próxima hora.

Foi com a cara de alguma oferta? Que sorte! É sinal de que as características, fotos e o mapinha foram suficientes para te seduzir! Você leu esse post dando conselhos aos proprietários de apartamentos? Lê depois, agora não, pra não perder tempo! Mas lê, que é divertido!

Salva o anúncio e liga imediatamente para a imobiliária! Se não atenderem, manda a mensagem via site. Mas anota o telefone e insiste até conseguir um contato. Pensa que tem um monte de gente querendo a mesma coisa que você, o tempo é precioso!   

A partir de agora você vai percorrer vários bairros e passar por uma série de sensações! As ruins? É muita coisa caindo aos pedações, caras, em lugares estranhos e o tempo corre feito um doido. A boa? A hora que você encontra o seu lugar e já se sente parte dele. A melhor? Ninguém apresentou ficha, ou seja, você é o primeiro da fila! o/


shutterstock_88424566A contratação
– Se esse momento mágico de amor à primeira vista rolou, o alarme toca e você corre para apresentar seu kit mudança. Que você já deixou quase pronto porque você é muito organizado!

Depois de pegar a ficha no SPI, apresenta o pacote de documentos na Imobiliária e administre a ansiedade! Que ela será sua companheira pelos próximos três dias, tempo que vão demorar pra contar a boa notícia. 

Aí, um dia eles enviam um email dizendo que você foi aprovada e que vão enviar a minuta do contrato em breve! Aí você grita, dança, abraça a família e aperta o cachorro. Sim, você tem um novo endereço, que alegria!

Desse momento para a retirada das chaves ainda temos mais uns dias de leitura e aprovação de contrato, troca de arquivos e no final das contas você já é quase amiga do corretor. É nesse momento que estamos agora. Cheias de sonhos, projetos, lista de compras e muita vontade de mudar, tema, claro, de nosso próximo post!

Você também pode gostar de

5 Comentários

  • Responda Diana setembro 25, 2013 at 1:52 pm

    Eba! :D Parabéns pra vocês!
    Acabei de passar isso com a minha mãe e acho que já posso dizer que sei como é :P

    Felizmente, já achamos nosso apezinho também ;D

    • Apezinho
      Responda Apezinho setembro 25, 2013 at 6:23 pm

      Êêêê! Parabéns, Diana!!

      Que bom que você e a sua mãe encontraram! É uma super alegria, ne?

      Eu e as minhas filhas estamos felizes e cheias de planos!

      Entra com o pé direito e com muita sorte.

      Beijos carinhosos!

  • Responda Juliana dezembro 25, 2013 at 8:11 pm

    Olá pessoal do apezinho!
    O que vocês acham de fazer um post com uma dicas bem importantes para quem está pensando em comprar seu apezinho?! Acredito que seria muito válido, pois esse procedimento também é cheio de burocracias. Eu adoraria ler um post sobre isso!
    Beijos e parabéns pelo site!

  • Responda Rosana setembro 10, 2015 at 6:44 pm

    Olá,
    Adorei o post, realmente muito útil! Anotei tudo e já vou começar a correr atrás do meu kit mudança :-)
    Uma dúvida: esse SPI existe em todo o Brasil? É que sou de São Paulo e nunca tinha ouvido falar disso.
    Muitíssimo obrigada!!!

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira setembro 12, 2015 at 12:31 pm

      Oi Rosana, acho que é só do Rio, olha o link deles: http://www.spionline.com.br/.
      Se vc descobrir como é em SP, vc nos conta?
      Beijos e boa sorte!

    Deixe uma resposta